Histórias Recortadas

Salve galera PoaCult!!!

 

2019 é um ano especial para o grupo de teatro popular Comparsaria das Façanhas, um dos Multiplicadores no RS do método Teatro do Oprimido criado pelo teatrólogo Algusto Boal. O grupo completa 10 anos do projeto que contemplou Guaíba e arredores com a inclusão de moradores que estavam longe do ambiente artístico cultural, a iniciação de interessados no meio teatral e a formação de profissionais numa linguagem cênica específica.

 

Teatro de Fato – Curso de Teatro do Oprimido beneficiou diretamente 350 inscritos que concluíram o curso: estudantes, artistas, pedagogos, psicólogos, advogados, entre outras profissionais, numa faixa entre  16 a 70 anos advindos de Guaíba, Porto Alegre e região metropolitana além de visitantes do processo e o público que presenciou a Mostra de Teatro Fórum realizada ao final de cada Edição.

 

O curso é ministrado por Araxane Jardim, Déia Alencar e Jaqueline Lepsen, que teve sua formação nesse projeto.

 

Histórias Recortadas é mais uma montagem resultante dessa vivência. O Bando Maruká – criado pelos alunos deste ano, reunindo 34 integrantes– vai se apresentar na Mostra Cênica para Teatro Fórum, em Porto Alegre e Guaíba, respectivamente.

 

SINOPSE: 

 

Retratos de vidas de um final de semana conturbado onde personagens que dependem de escolhas acertadas para mudar seus rumos encontram uma linha tênue entre vencer a sua condição ou perdê-la. Uma narrativa em que a esperança e a coragem são o que restam para manter a sobrevivência.

 

No elenco:

Adriana Abreu, Adriana  Caporal, Alice  de Oliveira, Anaí Antunes da Silva, Andriely  Prieto, Ariane da Silva, Arthur  Devit, Arthur  Corrêa, Arthur  Machado, Bernardo  Dias, Crislaine  Dias, Daniela  Baptista, Ellen  Gonçalves da Silva, Felipe  Lopes, Gabriel Antônio  Santos, Guilherme Siqueira, Jamile das Neves, Jéssica  Perla, Joyce   Cardoso, Jorge Acosta Junior, Karen  Gonçalves da Silva, Leonardo de Godoy, Lorena  Longaray, Matheus de Oliveira, Mikael Batista, Nikolas Pagarine Silva, Rafael dos Santos, Rafaella  Barbosa, Renata Pessoa, Stefanie  Loyola, Tielen  Michelon, Tífani  Medeiros, Thaís  Wurtzel, Vanessa Gabrielli.

 

 

Serviço:

 

O Que: Espetáculo ‘Histórias Recortadas - Mostra Cênica para Teatro Fórum com o Bando Maruká

Quando: 17/11, às 16h.

Onde: Teatro Dante Barone  - Assembléia Legislativa

End.: Praça Marechal Deodoro, 101

 

Quando: 24/11, ás 18h.

Onde: Sede do SINPACEL- Sindicato do Papel e Papelão – Guaíba

End.: Av. Bento Gonçalves, 304 – Centro

 

ENTRADA FRANCA!

 

Classificação: 14 anos

 

Contato: 51 98196 2859 – 51 31140752

 

Realização:  Grupo de Teatro Popular Comparsaria das Façanhas e Espaço Livre Biguá.

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Guaíba- SETUDEC

Apoio: Associação Semente Solidária, Expressão Gráfica, Expresso Guaíba, Sindicato Papel e Papelão SINPACEL.

 

 

Sobre o método:

 

O Teatro do Oprimido é um método teatral formado por diversas técnicas que resultam em um modelo diferenciado de prática cênico-pedagógica, visando a mobilização do público. A metodologia foi criada pelo diretor, dramaturgo e teatrólogo brasileiro Augusto Boal durante a década de 1970.

 

Além de capacitar o público em geral para o exercício do teatro, o Teatro do Oprimido atua como catalisador na discussão de problemas sociais, proporcionando àqueles que o vivenciam através do trabalho coletivo de produção teatral um efetivo espaço de cidadania com interferência direta e consequentes transformações no cotidiano de suas comunidades.

 

*crédito da foto: Eliezer Pedroso

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

The Wall 40 Anos

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br