Os Males do Fumo

O ator João Petrillo retorna aos palcos com o espetáculo Os Males do Fumo. As apresentações ocorrem de 1º a 3 de novembro (sexta, sábado e domingo), às 20h, na Sala Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana.

 


Inspirado na obra do escritor russo Anton Tchekhov (1860-1904), com adaptação e direção de Renato Del Campão, o monólogo reflete sobre temas e emoções comuns à natureza humana, como a solidão, a subserviência e as dores individuais. Com a temática do tabagismo como pano de fundo, o personagem central revela suas angústias e conflitos, propondo ao espectador um jogo de empatia, solidariedade, companheirismo e até mesmo de rejeição e julgamento de suas atitudes.


Os Males do Fumo foi escrito por Tchekhov em 1887, tendo recebido uma segunda versão em 1904. Num tom que permeia o humor e o drama, o espetáculo sugere inúmeras possibilidades de resolução desde seu princípio até o seu desfecho.
Ivan Nioukhine (João Petrillo) é um homem envolvido com dois problemas evidentes: a morte iminente, em virtude dos 20 anos de tabagismo, e o peso de um casamento de 20 anos com uma mulher dominadora. A comicidade proposta por Anton Tchekhov seria transformar as desgraças desse sujeito em uma boa razão para que ele continuasse fumando, apesar de todos os pesares.


No enredo, esse homem casado, cuja esposa é dona de um "pensionato para mulheres”, encontra-se sozinho em um pequeno auditório, onde se prepara para proferir uma palestra sobre os malefícios do fumo. Mal começa a conferência, dispara a dizer tolices, trivialidades, demonstrando o desconforto psicológico e emocional do personagem. 


Ficha Técnica

Autor: Anton Tchekhov | Atuação: João Petrillo | Direção/Adaptação: Renato Del Campão | Orientação Cênica/Iluminação: Eduardo Kraemer | Produção: Cia Teatrofídico

 

SERVIÇO
Os Males do Fumo
Quando: 1o, 2 e 3 de novembro | Sexta-feira, sábado e domingo
Horário: 20h
Local: Sala Carlos Carvalho - 2o andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos 
Andradas, 736 – Centro Histórico)
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Duração: 60 minutos
Classificação etária: 16 anos


Fotos: Artur Gaudenzi

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

The Wall 40 Anos

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br