Escritor Amilcar Bettega lança "Prosa Pequena"

O escritor Amilcar Bettega lança, no dia 31 de outubro, Prosa Pequena, pela editora Zouk. O lançamento ocorre às 19h, no Parangolé Bar (R. Gen. Lima e Silva, 240), e contará com um bate-papo com a presença do escritor Reginaldo Pujol Filho.

 

De 2006 a 2012, Bettega manteve uma coluna quinzenal na revista online Terra Magazine, escrevendo, conforme expressa em texto no final de Prosa Pequena, “ficções, breves, nem sempre com um fecho, não necessariamente contos: prosa”. De maneira natural, ele passou a escrever as ficções não apenas para a coluna, mas também para o que acabou se tornando esse novo livro. O primeiro texto publicado na revista intitulava-se já “Prosa Pequena” e a essência do que ele lá propunha permeia o volume inteiro desta publicação, composta por 69 prosas agrupadas em 23 diferentes grupos, com exatos três textos cada.

 

As prosas que compõem a obra apontam mais para o silêncio do que para a eloquência, mantendo um caráter mais reflexivo e imersivo. Um dos temas frequentes destas narrativas curtas é a própria literatura, abordada tanto do lado da escrita quanto do da leitura.

 

A retomada de paisagens de diversas cidades reais ou reimaginadas pelo autor-narrador também surgem a partir de uma ideia de “cristalização em palavras de imagens já cristalizadas na retina, na memória, nos sentidos ou na imaginação”. Conforme a leitura avança, irrompem lembranças afetivas do passado, como a cidade de São Gabriel, local em que nasceu o escritor.

 

Em trecho do texto final de Prosa Pequena, o autor nos dá indícios de leitura:

 

Uma leitura desarmada deste mundo onde somos solicitados (massacrados) por tudo e por todos e devemos dar opiniões e respostas coerentes a tudo e todos. Também é isto: um gesto para escapar desta armadilha e, paradoxalmente, outra estratégia de combate. Sim, tomar posição: forma de dizer não. (...) Em tempos de histeria da expressão, falar pelo que não se diz. Não emitir juízos, e dedicar-se ao detalhe banal com o mesmo espanto da criança diante de um gato pela primeira vez.

 

Sobre o autor

 

Amilcar Bettega nasceu em São Gabriel (RS), em 1964. É autor de O voo da trapezista (Prêmio Açorianos 1995), Deixe o quarto como está (Prêmio Açorianos e Menção especial do Prémio Casa de las Américas 2003), Os lados do círculo (Prêmio Portugal Telecom 2005) e Barreira (finalista do Prêmio São Paulo 2014). Foi escritor residente do International Writing Program da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, em 2010. Seu trabalho está publicado em países como Portugal, Espanha, Itália, França, EUA, Luxemburgo, Suécia e Bulgária. Também atua como tradutor e professor de Escrita Criativa.

 

 

Informações do livro

 

Título: “Prosa Pequena”

Autor: Amilcar Bettega

Editora: Zouk

Gênero: Conto

Edição: 2019

Formato: 14x21

Páginas: 208

ISBN : 9788580490879

Preço da capa: R$42,00 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

The Wall 40 Anos

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br