O novo trabalho de Leo Sosa

Salve amigos PoaCult,

 

Na próxima terça-feira, 16 de julho, terá lugar o lançamento digital da mais nova obra do uruguaio Leo Sosa em parceria com o gaúcho Duda Fortuna. Eles criaram em 2018 o projeto Radio Doble Chapa que integra a musicalidade e cultura uruguaia e brasileira fazendo releituras dos artistas que os inspiram. Também surgiram composições autorais como "Mística Luna de enero", letra do Leo que dormiu na gaveta por mais de vinte anos e música do Duda criada para a ocasião.

Gravada por Matheus Hermann - que assina a produção musical, também tocou guitarras e sintetizador, e o artista convidado no baixo é Mateus Albornoz.

A arte gráfica é do Rafa Conter.

 

Se trata de uma obra que tem as caraterísticas integradora - uma parceria também gaúcho-uruguaia- da música homônima ao décimo disco do Jorge Drexler, "12 Segundos De Oscuridad" (Dro Atlantic. 2006), cuja letra é do Jorge e a música do Vítor Ramil. O título que faz referência ao farol do Cabo Polônio (Rocha, Uruguai) traz na letra toda a mística do local assim como a do Leo e o Duda, toda a mística da lua nesse mesmo local. 

 

Radicado em Porto Alegre, RS desde 2014, Leo Sosa tem chegado atravessando pontes culturais mas também provocando diálogos interculturais como o caso de "Baião de dos", junto ao maranhense Diego Menezes Dourado ou em "Es ahora", seu primeiro disco gravado no Brasil junto a uma equipe de dez artistas uruguaios e brasileiros.

 

O ciclo de shows de lançamento começa no sábado 20/07, no Armazem Mazzola 

R. Comendador Rodolfo Gomes, 590 - Menino Deus, Porto Alegre 

 

"Mística Luna de enero" conta com apoio institucional do Planetário de Porto Alegre - UFRGS e a empresa EGA Turismo.

 

Sobre o artista

 

Leo Sosa é cancionista, músico, produtor e luthier, foi docente em oficinas de musicalização para crianças em Maldonado e Montevideo (Uruguai) por vários anos. Teve a sua formação vocal e canto coral, lírico e popular; também é percussionista mas o seu instrumento principal é o violão. Arraigado na diversidade musical, popular folclórica rural e urbana, regional e internacional, os géneros musicales permeiam a sua criatividade através da poesia. A identidade musical estende pontes entre diversas culturas, passeando pela canção experimental, milonga, reggae, bossa-nova, candombe canción, murga canción, pop, rock e eletrónica. Com 39 anos de idade, leva 18 anos de atividade musical, mais de 50 canções compostas, mais de 10 passagens por estúdios de gravação, participou e gravou em 10 discos (2 editados, 4 demos, 2 participações e 2 coletâneas), 2 declarações de interesse ministerial (MEC UY), participou de 20 agrupações, recebeu 2 apoios institucionais e 1 prêmio de composição.

 

"Montevideano, o cantautor uruguaio Leo Sosa está acostumado a fazer pontes entre a música de seu país e a do nosso. Questões nacionais à parte, “Es Ahora” é uma grata surpresa, que surge discreta e vai ganhando cada vez mais espaço na preferência do ouvinte que se dispõe a ouvi-la com atenção."

 

 *crédito da arte: Rafa Conter.

 

https://www.youtube.com/leososamusica/

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

6ª edição do Kino Beat – Arte em Movimento

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br