Série: Concertos Clube do Comércio

O centenário prédio do Clube do Comércio, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, irá receber, a partir de 23 de abril, terça-feira, a série "Concertos Clube do Comércio", projeto cultural que pretende divulgar os músicos e a música de câmara produzida no Rio Grande do Sul. A série será aberta com apresentação do Sphaera Mundi Orquestra e participação da mezzo-soprano Angela Diel, interpretando obras de Vivaldi e Bach.

 

O projeto é uma iniciativa inédita da Casa da Música de Porto Alegre, que este ano completa 10 anos e é reconhecida por sua atuação no ensino e produção musical na Capital gaúcha, em parceria com o Clube do Comércio de Porto Alegre e visa a ampliar a ofertas de espaços culturais na cidade. Para reservas e aquisição de ingressos, confira o "Serviço".

 

Com uma linguagem atual, a Sphaera Mundi Orquestra busca evidenciar valores universais e atemporais da música, fazendo de um concerto uma experiência em que o público se sente parte integrante da performance. Primam por uma performance de alto nível de execução, sem perder a sofisticação da música de concerto. - Sphaera Mundi é inspirada na harmonia universal e procura promover um despertar da beleza que existe em cada um em conexão com a beleza e harmonia do universo. O propósito da orquestra é aproximar o público do elemento central e unificador da música: a Beleza, comenta o violinista e coordenador do grupo, Márcio Cecconello.

 

A mezzo-soprano, Angela Diel, destaca-se entre as vozes brasileiras mais apreciadas no Brasil e no Exterior. Segundo o crítico Guido Borgomanero, de Curitiba, "(...) possui uma bela voz, de timbre aveludado, bem calibrada, de puro metal, que não deixa de encantar e deleitar todos aqueles que têm a sorte de ouvi-la." É fundadora da Casa da Música de Porto Alegre, cidade onde vive e é curadora das séries na Casa da Música, Clássicos na Pinacoteca e Concertos Capitólio. Sua intensa atividade em recitais leva-a às mais prestigiosas salas de concerto do Rio Grande do Sul, seu Estado de origem, e de muitos Estados do Brasil além da Argentina, Uruguai, Portugal, Alemanha, França, Chile, Bélgica, Luxemburgo, acompanhada por célebres pianistas, com ênfase para o repertório alemão e brasileiro.

 

O repertório

Da extensa obra de Antonio Vivaldi (1678-1741), destacam-se o "Concerto grosso para 2 violinos, violoncelo, cordas e contínuo op.3 n.11 RV565 em ré menor", com solos de Carlos Sell e Leonardo Bock (violinos) e Philip Mayer (violoncelo), e "Stabat Mater Dolorosa RV621", com a Angela Diel. Também será executada, do mesmo compositor,  "As Quatro Estações", com o violinista Giovani dos Santos.

De Johann Sebastian Bach (1685-1750), será interpretada "Paixão segundo São Mateus BWV 244", movimento "Erbarme dich, mein Gott", com solos de Angela Diel. Do mesmo autor, "Concerto para violino, cordas e contínuo BWV 1042 em mi maior", com a violinista Brigitta Calloni. Ainda integra o programa da noite, o italiano Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736), com "Stabat Mater Quae moerebat et dolebat", na interpretação de Angela Diel.

 

A orquestra

Com especialização nos Estados Unidos e Europa, todos os  músicos da Sphaera Mundi possuem formação acadêmica e experiência internacional. A maioria já integra grandes orquestras nacionais e internacionais. Nesta data, se reúnem para realizar este projeto paralelo que foca na obra de grandes compositores da música do período barroco e início do classicismo, como Vivaldi, Bach e Mozart.

Sphaera Mundi tem se apresentado com regularidade em salas de concertos e museus do estado do RS, sempre com a proposta de aproximar os mais diversos públicos da música clássica, de uma forma alegre e criativa. É integrada por: Brigitta Calloni (violino), Ariel Polycarpo (violino), Leonardo Bock (violino), Ma?rcio Cecconello (violino), Giovani dos Santos (violino), Carlos Sell (violino), Gabriel Polycarpo (viola), Tiago Neske (viola), Philip Gastal Mayer (violoncelo), Eder Kinappe (contrabaixo), Fernando Rauber (espineta e órgão barroco) e pelo cravista Fernando Cordella (que não participará neste concerto).

 

Sobre Angela Diel

Prêmio melhor voz feminina no prestigioso Concurso Nacional Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, tem realizado brilhante carreira com numerosas atuações em óperas tais como Carmen de Bizet, Il Trovatore, La Traviata e Rigoletto de Verdi, A Flauta Mágica e Così Fan Tutte de Mozart, Cavalleria Rusticana de Mascagni, entre outras

Também é solista em prestigiosas orquestras no Brasil, como Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra da PUC, Sinfônica da UCS, Orquestra da ULBRA, Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra UNISINOS, Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo e Orquestra Sinfônica Teatro Nacional Cláudio Santoro de Brasília, dentre outras, atuando em oratórios, sinfonias e cantatas do mais alto repertório. Obtêm importantes reconhecimentos por suas gravações, tais como o Prêmio Açorianos de Música de melhor intérprete erudito pelo CD "Canto Brasileiro".

Conquistou importantes reconhecimentos por suas gravações, tais como o prêmio Açorianos de Música de melhor intérprete erudito pelo CD Canto Brasileiro, além do CD Cantares e pelas participações no Oratório de Natal de Saint-Saëns, em Pedra Mística de Antonio Borges Cunha, na Missa de Domingos Zípoli, em Salmos do Pe. José Maurício, sob a regência de Roberto Duarte.

 

PONTOS DE VENDA:

Antecipados:

EntreAtos (Online)

https://www.entreatosdivulga.com.br/concertosclubedocomercio

Somente cartão.

 

SERVIÇO:

O Quê: série "Concertos Clube do Comércio", com Sphaera Mundi Orquestra e participação da mezzo-soprano Angela Diel

Quando: Dia 23 de abril de 2019, terça-feira, às 20.

Onde: Clube do Comércio, Sala Bridge, 2º andar (Rua dos Andradas, 1085, Centro Histórico), Porto Alegre.

Entrada pela Rua dos Andradas e pela Garagem Ladeira (Rua General Câmara, 425).  

Quanto: R$ 40,00 (Inteira) e R$20,00 (50% para idosos, estudantes, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência, mediante apresentação de documento comprobatório

Antecipados pelo site EntreAtos (Online): https://www.entreatosdivulga.com.br/concertosclubedocomercio

Duração: 1 hora

Reservas e informações pelo fone (51) 986320145

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Porto Verão Alegre 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br