Design Cenográfico na UFRGS

A partir de abril, o programa de pós-graduação da UFRGS começará sua nova especialização em Design Cenográfico. O curso busca ensinar aos alunos a produzir, elaborar e gerenciar projetos cenográficos para diversos espaços como shows, teatro, cinema, games e muito mais.

 

Os pós-graduandos aprenderão metodologias e processos da área de estudo, a fim de desenvolver habilidades refinadas e críticas para aplicar na prática mercadológica. As aulas ocorrerão quinzenalmente: sextas-feiras, das 14h às 22h (com três intervalos) e sábados das 8h às 12h (com um intervalo) na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, localizada na Rua Sarmento Leite, 320.

 

As inscrições iniciadas em 03/09/2018 vão até 17/03/2019 e podem ser feitas através do preenchimento de uma ficha de inscrição e do envio da documentação solicitada na primeira etapa da matrícula para o e-mai: design_cenografico@ufrgs.br. Os documentos requeridos, podem ser conferidos no site www.ufrgs.br/design-cenografico/processo-seletivo/.


Após o período de inscrição, começa a seleção dos candidatos que ocorrerá de 18/03/2019 a 24/03/2019 por meio da análise do currículo, da documentação enviada e de uma entrevista. Por fim, o resultado sairá dia 25/03/19 por e-mail. Os selecionados devem se matricular presencialmente entre 26/03/2019 a 02/04/2019 na FEEng – Fundação Empresa-Escola de Engenharia – UFRGS (Praça Argentina, n. 9, Prédio Centenário da Escola de Engenharia, 1º andar, Sala 203). São oferecidas 30 vagas para alunos com diploma de graduação e o investimento é de vinte parcelas de R$900, acrescidas da taxa de matrícula de R$900.


    O curso possui uma abordagem inovadora no Brasil, pois é alicerçado em três eixos principais: Cenários/Objetos Cênicos, Luz Cênica e Caracterização Visual do Intérprete. A primeira área, explora conhecimentos estruturais, técnicos, tecnológicos e estéticos do espaço cênico, objetivando projetar elementos visuais. Já a Luz Cênica, analisa a amplitude das interações entre a luz e a cena e a constante evolução implicada neste processo. O terceiro eixo desenvolve todos os elementos que o intérprete carrega em seu corpo, os signos e o diálogo estabelecido entre figurino, maquiagem, cabelos e acessórios.

 

Com base nesses eixos, o curso oferece a formação voltada tanto para espetáculos ao vivo (teatro, shows, dança, expografia, etc), para audiovisuais (vídeo, cinema, TV, etc) e produção cenográfica voltada para eventos (desfiles, feiras, congressos, etc.) e para o meio digital (games, criação do personagem e os ambientes virtuais interativos).


    O conteúdo se organiza na forma de disciplinas e workshops (obrigatórios e eletivos). A especialização também prevê atividades complementares não obrigatórias como oficinas, palestras e visitas guiadas. Para saber mais sobre as disciplinas e horários, acesse: www.ufrgs.br/design-cenografico/conteudo/.


A especialização foi organizada e estruturada por um corpo docente qualificado e renomado, conforme experiências de ensino, pesquisa e extensão e profissionais-docentes com prática de mercado. A coordenação é exercida pelo Doutor em Belas Artes/Design Cenográfico pela Universidad Complutense de Madrid Leônidas Soares, que também é professor de graduação nos cursos de Design da UFRGS e integra a equipe do Laboratório de Artefatos Digitais-LAD da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. 


O título de pós-graduação traz inúmeras vantagens ao desenvolvimento profissional e acadêmico, sendo um diferencial no currículo. O futuro pós-graduado ganha relevância por se tornar um especialista em determinada área e por saber aplicar os conceitos teóricos e práticos acumulados. As empresas valorizam as especializações, pois demonstram que o profissional continuou aprendendo e se aperfeiçoando. Ademais, a pós-graduação possibilita a transição de carreira, isto é, o ingresso em uma nova área de atuação.


O Design Cenográfico é uma área multidisciplinar que envolve conhecimentos em Arquitetura, Design de Produto e Design Visual. O profissional, por sua vez, colabora para criar um conceito de produção artística que integra atores, texto e meio ambiente. Nesse sentido, o design aplicado à cenografia vai além de características visuais e estéticas: os atributos de significados que são atribuídos aos elementos cenográficos são de extrema importância e relevância para o desenvolvimento do projeto.    


A proposta de unir cenografia e design busca proporcionar além de todo conhecimento e habilidades das duas áreas, a construção do pensamento crítico-analítico dos alunos. Assim, serão formados especialistas para atender extrema carência brasileira nesta área, aprofundando a discussão sobre o tema e gerando atitudes que podem evoluir o mercado e a sociedade. 
Para se inscrever acesse https://www.ufrgs.br/design-cenografico/. Para saber mais sobre o curso de Design Cenográfico, entre em contato pelo telefone (51) 3308-4197 e pelo e-mail  design_cenografico@ufrgs.br.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

OPEN Feira de Design - Edição Especial de Natal

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br