Projeto Iberê nas Praças

Amigos PoaCult,

 

A Fundação Iberê Camargo - instituição cultural com sede em Porto Alegre/RS e a CORSAN – Companhia Riograndense de Saneamento lançam o projeto Iberê nas Praças, que vai levar uma série de atividades artísticas e socioambientais a municípios atendidos pela Companhia. Prefeitos, secretários de educação e cultura e chefes de gabinete dos municípios da Região Metropolitana – a primeira ser atendida pelo projeto financiado via Lei Rouanet – devem participar do evento de apresentação, que será realizado na sexta-feira, dia 24 de agosto, às 10h30, na sede da Fundação.

 

Com os objetivos de despertar na população o interesse pelas artes, estimular a preservação e valorização da cultura, ampliar o conhecimento sobre a obra do artista Iberê Camargo e oferecer opções culturais ao público de outras cidades do Rio Grande do Sul, o projeto prevê a realização de oficinas artísticas com técnicas e linguagens diversas, ministradas pela equipe do projeto educativo da Fundação. Oficinas de gravura, contação de histórias e atividades com imagens e materiais táteis, estão entre as ações realizadas em praças ao ar livre, que devem abranger um público de cerca de cem pessoas por dia. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que o projeto está inserido, as oficinas de gravura também serão ações de conscientização socioambiental, com a utilização de materiais recicláveis, como caixas com revestimento Tetrapak (para a produção das matrizes) e papel reciclado (para a produção das impressões).

 

A primeira etapa acontecerá no mês de novembro, em seis cidades que compõem a Região Metropolitana: Alvorada, Cachoeirinha, Guaíba, Eldorado do Sul, Gravataí e Viamão. As atividades vão acontecer nos finais de semana (confira as datas no serviço abaixo).

 

O projeto Iberê nas Praças tem financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal, através da Lei Rouanet. A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de  Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, BTG Pactual, Banrisul e apoio SLC Agrícola, Sulgás e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal. Hotel oficial: Ibis Styles Porto Alegre. Serviços de tradução: Traduzca.

 

Serviço

 

O Que: Projeto Iberê nas Praças
Lançamento: dia 24 de agosto, sexta-feira, às 10h30
Onde: Auditório da Fundação Iberê Camargo
End.: Avenida Padre Cacique, 2000 – Cristal.

 

Cidades contempladas no projeto – etapa 1:

 

Alvorada – 10 de novembro
Cachoeirinha – 11 de novembro
Guaíba – 17 de novembro
Eldorado do Sul – 18 de novembro
Gravataí – 24 de novembro
Viamão – 25 de novembro
 
Sobre a Corsan


A Companhia Riograndense de Saneamento foi criada em 21 de dezembro de 1965 e oficialmente instalada em 28 de março de 1966, sendo esta a data oficial de sua fundação. O desafio de proporcionar ao Rio Grande do Sul e a sua população melhor qualidade de vida foi enfrentado pela empresa que surgia. Atualmente, a Corsan abastece cerca de 6 milhões de pessoas. Isto representa 2/3 da população do Estado, distribuídos em 316 municípios.

 

Sobre a Fundação Iberê Camargo


A Fundação Iberê Camargo é uma instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1995, a partir de um desejo do próprio artista e sua esposa, Maria Coussirat Camargo, e com o apoio de amigos e empresários de Porto Alegre.

 

Há 22 anos, a Fundação desenvolve ações culturais e educativas com a missão de preservar o acervo, promover o estudo, a divulgação da obra de Iberê Camargo e estimular a interação de seu público com arte, cultura e educação, por meio de programas interdisciplinares. Seu acervo é formado por um núcleo documental, composto de documentos e imagens relacionadas à vida e à obra do artista, e um núcleo com a coleção Maria Coussirat Camargo, que inclui pinturas, gravuras, guaches, desenhos e estudos de Iberê Camargo, obras que o casal acumulou durante a vida.

 

Fundação Iberê Camargo - Avenida Padre Cacique, 2000

Visitação: sábados e domingos, das 14h às 19h (último acesso às 18h45min). De quarta a domingo, a Fundação Iberê Camargo também atende a grupos agendados. Para fazer um agendamento, basta ligar para o Programa Educativo – 51 3247 8000

ENTRADA FRANCA

 

Como chegar:

 

A Fundação Iberê dispõe de estacionamento pago, operado pela Safe Park.

As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.

 

Pedestres e Ciclistas: existe uma passagem para que pedestres e ciclistas possam atravessar a via em segurança. A passarela é acessada pelo portão de entrada do estacionamento. A Fundação também dispõe de um bicicletário, localizado nos fundos do prédio.

 

Site: www.iberecamargo.org.br 
Fanpage: www.facebook.com/fundacaoiberecamargo
Instagram: @ f_iberecamargo
Visita virtual Google Artes & Culture - https://goo.gl/wYr75v

 

Iberê Camargo

 

[Restinga Seca, 1914 – Porto Alegre, 1994] - Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte brasileira do século 20. Autor de uma extensa obra, que inclui pinturas, desenhos, guaches e gravuras, Iberê nunca se filiou a correntes ou movimentos, mas exerceu forte liderança no meio artístico e intelectual brasileiro. Dentre as diferentes facetas de sua vasta produção, o artista desenvolveu as conhecidas séries Carretéis, Ciclistas e As idiotas, que marcaram sua trajetória. Grande parte de sua produção, estimada em mais de sete mil obras, compõe hoje o acervo da Fundação Iberê Camargo.

 

 


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

6ª edição do Kino Beat – Arte em Movimento

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br