Agosto começa com programação intensa no Instituto Ling

Salve amigos PoaCult,

 

O Instituto Ling inicia o mês de agosto com três programações culturais, que destacam o cinema, a música, a literatura e o comportamento.

 

Na quinta-feira, dia 2, às 19h, o projeto Meu Filme Favorito tem como convidado o músico Nei Lisboa, com sessão única e conversa sobre o filme O ano em que meus pais saíram de férias (2006), de Cao Hamburger. A mediação é do jornalista cultural Roger Lerina.

 

No dia 3, sexta-feira, às 19h, acontece mais uma edição do Sarau Cultural "Qual a diferença?". Com entrada franca, o Sarau investiga as proximidades e diferenças entre palavras, como Ciúme e Inveja, Mentira e Omissão, Sonho e Fantasia, entre outras. Nesta edição a jornalista Thaís Furtado recebe a jornalista, empreendedora e ativista Nanni Rios e o filósofo e professor Clóvis Gedrat para falar sobre os significados das palavras Moral e Ética. A canja musical fica por conta da cantora Nani Medeiros, acompanhada dos músicos Mathias Pinto (violão 7 Cordas) e Junior Pita (violão/cavaco).

 

No dia 4 de agosto (sábado), às 17h, o Instituto Ling recebe os músicos Pavel Kazarian e Gabriel Vieira para um recital de piano e violino. Os instrumentistas realizam seus concertos sempre unindo repertório erudito, versões pop e rock, e, principalmente, música autoral.

 
Confira as informações completas de cada atividade:


Na quinta-feira, 2 de agosto, o jornalista Roger Lerina recebe o músico Nei Lisboa no projeto Meu Filme Favorito para falar sobre um dos filmes que marcaram sua vida: O ano em que meus pais saíram de férias, realizado em 2006 pelo diretor Cao Hamburguer. A atividade inclui a exibição do filme, seguida de bate-papo com o convidado. A sessão começa às 19h e os ingressos têm os valores acessíveis de R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada).

 

Sinopse do filme: Em 1970, o Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no País: seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais - militantes políticos perseguidos, que precisam fugir do Brasil - e obrigado a se adaptar a uma estranha e divertida comunidade - o Bom Retiro, bairro de São Paulo que abriga judeus, italianos, entre outras culturas. A essa porção mais leve, de descoberta, se sobrepõe a mais grave, de contexto político.

 

Nei Lisboa é cantor e compositor e, ao longo de mais de três décadas, vem construindo uma obra de caráter popular e urbano, com onze CDs e dois livros lançados. Referenciado como artista reflexivo e atento aos signos de seu tempo, grandes nomes da MPB interpretam suas músicas: Caetano Veloso, Zélia Duncan, Ná Ozzetti, Luiza Possi, entre outros. Seu mais recente trabalho, Telas, Tramas e Trapaças do Novo Mundo, foi gravado ao vivo em Porto Alegre com patrocínio do projeto Natura Musical.

 

Gaúcho de Caxias do Sul, Nei reside em Porto Alegre desde a infância, tendo vivido temporadas em outras capitais brasileiras e também nos EUA. É o irmão mais jovem - entre sete - do militante Luiz Eurico Tejera Lisboa, primeiro desaparecido político brasileiro durante a Ditadura Militar, cujo corpo só foi localizado no final dos anos 70. Sua canção E a Revolução, gravada no disco Cena Beatnik, é uma homenagem a seu irmão.

 

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É também colaborador do site Coletiva.Net, onde publica uma coluna de opinião semanalmente.

 

Esta programação tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.


Próximas sessões:

06/09:"Beleza Roubada" (1979) de Ridley Scott - convidado: Filipe Catto.

04/10: "Noivo neurótico, Noiva nervosa" (1977) de Woody Allen - convidado: Jorge Furtardo.

08/11: "500 dias com ela" (2009) de Marc Webb - convidada: Diana Corso.

06/12: "8 1/2" (1963) de Federico Fellini - convidado: Vitor Ramil.


No dia 3 de agosto, sexta-feira, às 19h, acontece mais uma edição do Sarau Cultural "Qual a diferença?". Com entrada franca, o Sarau brinca com palavras de significados próximos, mas não idênticos, como Ciúme e Inveja, Mentira e Omissão, Sonho e Fantasia, entre outros. A cada encontro, a jornalista Thaís Furtado recebe dois convidados para discutir essas nuances, contar histórias e dar boas risadas, com direito a canja musical.

 

Nesta edição, a jornalista, empreendedora e ativista Nanni Rios e o filósofo e professor Clóvis Gedrat falam sobre os significados das palavras Moral e Ética. A canja musical fica por conta da cantora Nani Medeiros, acompanhada dos músicos Mathias Pinto (violão 7 Cordas) e Junior Pita (violão/cavaco).

 

Nanni Rios: jornalista e livreira, assina a curadoria da Livraria Baleia, com estantes e cursos dedicados à literatura de autoria feminina e às temáticas de gênero, sexualidade e direitos humanos. Também coordena a programação artístico-social do espaço cultural Aldeia.

Clóvis Gedrat: Professor na Unisinos, coordenador dos cursos de bacharelado e de licenciatura em Filosofia. Coordenador do PIBID Unisinos - Filosofia. Participa dos grupos de pesquisa: Ética, Bio-poder e Alteridade e Núcleo de Estudos Kierkegaardianos. Membro da SOBRESKI (Sociedade Brasileira de Estudos em Søren Kierkegaard).

 

Esta programação tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

No dia 4 de agosto (sábado), às 17h, o Instituto Ling recebe os músicos Pavel Kazarian e Gabriel Vieira para um recital de piano e violino. Os instrumentistas realizam seus concertos sempre unindo repertório erudito, versões pop e rock, e, principalmente, música autoral. Por ocasião da abertura da Copa do Mundo, foram convidados a tocar na Embaixada da Rússia, em Brasília. O duo tem dois discos lançados: Homeland (2016) e River (2018), com temas autorais e clássicos.

 

Pavel Kazarian nasceu em Moscou e desde 1998 é funcionário efetivo do Teatro Bolshoi da Rússia. Como pianista participou de concertos e turnês da companhia, trabalhando com grandes nomes internacionais da dança. Autor da versão musical e regente da orquestra na estreia da Suíte do Ballet O Quebra-nozes da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. É diretor geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e diretor artístico do Desterro Festival de Dança de Florianópolis. 

 

Gabriel Vieira é multi-instrumentista, formado Bacharel em violino pela UDESC e vencedor do prêmio de melhor instrumentista em 2012 no Festival de Música de Avaré, São Paulo. Em fevereiro deste ano, Gabriel participou do Barcelona Fiddle Congress, sendo o primeiro brasileiro a participar do evento e representar o país no exterior.

 

A programação musical é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Lei de Incentivo à Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e curadoria e produção da Branco Produções.


Sobre o Instituto Ling

 

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.

 

O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

 

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.

 

A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da "holding company" Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

 

www.institutoling.org.br

 

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre
Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br
 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

The Wall 40 Anos

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br