Abril no Instituto Ling é mês dedicado ao piano

Amigos PoaCult,

 

No mês de abril, o Instituto Ling dedica sua programação a um dos instrumentos mais versáteis da música: o piano.

 

A pianista russa Ksenia Nosikova apresenta um recital de compositores como Tchaikovsky (Dumka, Op. 59), Scriabin (Prelúdios, Op 11), Rachmaninoff (Variações sobre um tema de Corelli Op 42), Clementi (Capriccio em Lá Maior, Op 34 No 1) e Liszt (Polonaise No 2, Capriccio em Lá Maior Op.34 No 1, Fantasia sobre temas de Rienzi de R. Wagner e Illustrations da opéra L'Africaine de Meyerbeer).

 

Descrita pela crítica como uma pianista "de primeira qualidade" (Fono Forum/Alemanha) e de "refinada sensibilidade e excelente pianismo" (New York Concert Reviews), Nosikova é destaque no cenário musical internacional, apresentando-se com frequência pela Europa, Ásia, Rússia, EUA, Canadá e América do Sul.

 

Formada pelo Conservatório de Moscou, Nosikova é professora da Universidade de Iowa. Dentre seus nove aclamados CDs, está a gravação integral dos Anos de Peregrinação de Liszt - um dos pilares do repertório pianístico. Ksenia Nosikova é uma artista Steinway, além de ser membro da Sociedade Liszt dos EUA e Diretora Artística da série de concertos Piano Sundays, no Old Capitol. Premiada em três concursos internacionais, é frequentemente convidada para compor o júri de vários concursos, como o Liszt-Garrison, Los Angeles, Schmidbauer e MTNA (EUA), além do Ibla Grand Prize (Itália). Participa de importantes festivais do mundo, como os de Amalfi e Rimini (Itália), Munster (França), Rovin (Iugoslávia), Gabrovo (Bulgária), Novi Sad (Sérvia), Aspen e Sarasota (EUA).

 

O Amaro Freitas Trio traz uma reconstrução do jazz com sotaques de sonoridades brasileiras para o palco do Instituto Ling, no espetáculo que apresenta Sangue Negro, o álbum de estreia do pianista pernambucano. Ao lado de Jean Elton (baixo) e Hugo Medeiros (bateria), Amaro apresenta minimalismo, bebop, afrojazz, samba, frevo e balada, em canções autorais presentes no disco, além de composições inéditas. Aclamado pela crítica em todo o país, o Trio foi vencedor do Prêmio MIMO Instrumental de 2016 e o disco figurou entre os principais lançamentos de jazz daquele ano.

 

Nascido em 1991, o recifense Amaro Freitas é graduado em Produção Fonográfica e trilha carreira como pianista, tecladista, compositor, arranjador e diretor musical, tendo se apresentado em importantes teatros e festivais pelo país.

 

A programação musical é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Lei de Incentivo à Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Fitesa e da Crown Embalagens e curadoria e produção da Branco Produções.

 

Serviço:

 

O Que: Ksenia Nosikova (piano) - recital.
Quando: 05/04, às 20h.

http://www.institutoling.org.br/index.php/ksenia-nosikova-05-04-2018-20h.html

 

O Que: Amaro Freitas Trio.
Quando: 26/04, às 20h.

http://www.institutoling.org.br/index.php/programac-o-cultural/musica/amaro-freitas-trio-26-04-2018-20h.html

 

Quanto: R$40,00 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e +60).
Onde: Instituto Ling.
End.: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras 
Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

Classificação Etária: Livre


Pontos de venda

Online: www.institutoling.org.br

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.


Sobre o Instituto Ling

 

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.


O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.


Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.
A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da "holding company" Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

 

*crédito da foto: Divulgação.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

OPEN Feira de Design - Edição Especial de Natal

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br