Explosão Fixa no Instituto Ling

Salve amigos PoaCult,

 

O Instituto Ling apresenta a exposição Explosão Fixa, que traz dezenove obras que perpassam os 40 anos de carreira artística do pernambucano José Patrício. Na mostra em Porto Alegre, que tem a curadoria de Eder Chiodetto, estão telas e instalações representativas de seu universo criativo: empregando materiais diversos e banais - como tachas, botões, fios elétricos, dados e quebra-cabeças de plástico -, o artista remove o uso tradicional desses materiais e os reorganiza para criar intrincados mosaicos que exploram a dimensão lúdica do cotidiano. A exposição apresenta também um conjunto de fotografias inéditas do artista.

 

No dia 23, às 10h30, artista e curador recebem o público para uma visita guiada à exposição e uma conversa sobre o processo de trabalho de Patrício. A entrada é franca, por ordem de chegada.

 

Conhecido principalmente por suas instalações de chão da série Ars combinatoria (1999) -  composta por milhares de peças de jogo de dominó -, José Patrício é influenciado pelos movimentos artísticos geométrico e concreto brasileiros. O artista fundamenta seus trabalhos em combinações numéricas lógicas, sugerindo que mesmo a mais rígida das fórmulas matemáticas tem o potencial de conter sua própria expressividade. Dessa forma, sua obra enfatiza a relação frágil entre ordem e sua possível dissolução. Para Chiodetto, Patrício "cria um lugar original no campo da arte, na fronteira entre a pintura, o desenho e a assemblage" e realiza "um exercício libertário, uma nova e inspiradora forma de ser e estar no mundo".

 

Quanto ao conjunto de fotografias inéditas, o curador sinaliza uma nova postura do artista: "Ao sair do ateliê, onde trabalha incessantemente na construção de suas obras, para percorrer o mundo como um andarilho errante que porta uma máquina fotográfica, seu olhar se volta para a cultura popular, as vitrines e momentos de tensão entre forma, luz e arroubos cromáticos". Acesse aqui o texto curatorial completo: https://goo.gl/L9rJsm

 

A exposição Explosão Fixa tem entrada franca e fica em cartaz na Galeria do Instituto Ling até o dia 18 de novembro de 2017, com patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura.

 

Sobre o artista

 

José Patrício nasceu em 1960 e vive e trabalha no Recife. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco em 1982 e é Mestre em Artes Visuais pela mesma universidade, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (2016).  Ao longo de sua carreira, participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, dentre as quais a XXII Bienal de São Paulo, a 8ª Bienal de Havana e a III Bienal do Mercosul. Sua obra foi analisada por críticos de arte como Paulo Herkenhoff, Paulo Sérgio Duarte, Fernando Cocchiarale, Gerardo Mosquera, dentre outros. Possui obras no acervo da Fondation Cartier, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, da Pinacoteca de São Paulo e do Museu de Arte do Rio e é representado pela Galeria Nara Roesler desde 1999.

 

Sobre o curador

 

Eder Chiodetto [São Paulo, SP, 1965] é mestre em Comunicação pela ECA/USP. Atuou como repórter fotográfico, editor e crítico de fotografia na Folha de São Paulo entre 1991 e 2004. Hoje atua como editor, professor e curador, tendo realizado mais de 90 exposições dentro e fora do Brasil. Chiodetto é curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006. Fundou o centro de estudos Ateliê Fotô, em São Paulo, em 2011, e a Fotô Editorial em 2016.

 

Imperdível!

 

O Que: Exposição Explosão Fixa, do artista José Patrício.
Curadoria: Eder Chiodetto.
Abertura para convidados: dia 22/08, às 19h30min.
Período de exibição: de 22/08 a 18/11.
Horário: de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h.
Local: Galeria do Instituto Ling
End.: Rua João Caetano, 440 - Três Figueiras.
Quanto: Entrada Gratuita.

>> Agendamento grupos e escolas: solicitações pelo email educativo@institutoling.org.br ou pelo fone (51) 3533-5700.


* Conversa com o artista e o curador, com visita guiada à exposição: dia 23/08, às 10h30min.

 

*crédito da foto: José Patrício.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

The Wall 40 Anos

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br