Cidades Fantasmas e Quem É Primavera das Neves

Memória, resgate e esquecimento. Apesar de histórias diferentes, é disso que tratam os dois documentários produzidos pela Casa de Cinema de Porto Alegre, com estreia no circuito comercial programada para o dia 15/06/2017. "Cidades Fantasmas" e "Quem É Primavera das Neves" participaram da Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens e da itinerância do "É tudo verdade" - 22º Festival Internacional de Documentários, onde Cidades Fantasmas saiu como melhor filme da categoria. Fiquem ligados no PoaCult para informações sobre as salas e horários.

 

Cidades Fantasmas (2017, 71min)

Deserto chileno, Amazônia brasileira, Andes colombianos e Pampa argentino. Quatro destinos na América Latina, onde as ruínas e o silêncio são o plano de fundo da nossa jornada. Alguns de seus antigos moradores ainda guardam na memória o que viveram ali e, através de relatos mais intimistas, evocam lembranças de um passado que não querem esquecer. Com um olhar contemplativo sobre o que restou, refletimos sobre o que deixamos e podemos deixar do nosso legado, entendendo que tudo pode ter um fim e que nada está livre da luta contra o esquecimento.

 

Produção: Casa de Cinema de Porto Alegre e Galo de Briga Filmes

Co-Produção: Globo Filmes e GloboNews

Direção: Tyrell Spencer

Produção Executiva: Nora Goulart

Fotografia: Glauco Firpo

Correção de cor: Lígia Tiemi Sumi

Roteiro:  André Luis Garcia,  Carolina Silvestrin, Guilherme Soares Zanella

Direção de produção: Glauco Urbim

Som direto: Gabriela Bervian

Trilha Original: Léo Henkin

Montagem: Germanode Oliveira

 

Quem é Primavera das Neves (2017, 75min)

“Quem é Primavera das Neves"? Assim começa esta história: Jorge Furtado tenta descobrir na internet quem é a tradutora de Alice no País das Maravilhas que tem um nome tão peculiar e poético. Não encontra. Faz a pergunta num blog. Três anos depois, numa noite de insônia, Eulalie Ligneul responde: Primavera Ácrata Saiz das Neves foi sua amiga. Era uma tradutora e poeta portuguesa, que veio para o Brasil aos nove anos quando os pais fugiam da ditadura de Franco e Salazar. Aos 18 anos Primavera volta a Portugal e se apaixona por um jovem tenente português, Manoel Pedroso. E é Manoel quem revela outros detalhes dessa história: a vida dele com Primavera em Portugal, a resistência à ditadura Salazarista, o exílio na embaixada brasileira, a fuga para o Brasil pouco antes do golpe de 64 com uma filha de seis meses no colo. Primavera morreu aos 48 anos, falava seis idiomas, traduziu mais de oitenta livros e deixou uma obra poética até aqui inédita. Uma vida curta, intensa, com um tanto de aventura e muita melancolia

 

Produção: Casa de Cinema de Porto Alegre

Coprodução - Globo Filmes e GloboNews

Roteiro - Jorge Furtado e Pedro Furtado

Direção - Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado

Produção Executiva - Nora Goulart

Direção de Fotografia - Alex Sernambi,AGC

Montagem - Giba Assis Brasil

Som direto - Rafael Rodrigues

Direção de Produção - Bel Merel

Trilha Original - Maurício Nader

Pesquisa: Lilian Ferrari e Joana Bernardes

Desenho de Som: Kiko Ferraz Studios

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Cine Esquema Novo 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br