Os 93 anos da artista Marianita Linck

Grande homenageada do último Açorianos de Artes Plásticas, em dezembro de 2016, pelo conjunto de sua obra, a artista apresenta "Cerâmica, um caminho de vida: Marianita Linck" (Imagens da Terra, 176 págs.). “Amassar o barro, compor as massas, testar pigmentos, tratar as superfícies com as mais diversas texturas e esgrafitos, escolher as tintas, acompanhar as queimas... A expectativa de abrir o forno sempre foi um reencontro comigo mesma”, escreve a ceramista porto-alegrense no seu livro autobiográfico. 

 

Gestada por um ano, a publicação chega neste mês de abril, quando Marianita (Maria Annita, no registro oficial) completa 93 anos de vida. Na obra, ela faz uma narrativa das sete décadas dedicadas à cerâmica. O título, posteriormente, servirá como subsídios de investigação histórica para estudantes, preservando a memória da artista que foi responsável pela criação do primeiro curso de graduação em Cerâmica no Brasil. Foi professora de Educação Artística em escolas, trabalhou com educação de surdos e permaneceu como docente na UFRGS de 1968 a 1991, quando se aposentou para se dedicar totalmente ao seu fazer artístico.

 

Ela chegou a ganhar bolsas para estudar nos Estados Unidos e no Japão. Apesar de não ter tido exposições fora do País, a ceramista viajou muito em busca de mais conhecimento: foi a turismo, com seus próprios recursos, para visitar museus, ver arte, observar, aprender.

Para ajudá-la na formatação da publicação que será lançada em 19 de abril (dia do seu aniversário), a antiga professora convidou a pesquisadora e docente do Instituto de Artes da UFRGS Blanca Brites, que foi sua aluna de Cerâmica na universidade e tornou-se sua amiga. “Marianita me chamou e formei uma equipe: designer, produtor, pesquisadores, fotógrafos”, diz.
 
“A obra traz a trajetória de vida artística, profissional, como depoimento, como sua herança. Ela se dedicou à vida de professora nas várias áreas, porém sempre produzindo, tem obras de todos os períodos”, afirma Blanca. Conforme a organizadora, o livro tem grande parte iconográfica, com o retrato visual das obras (imagens feitas pelo fotógrafo Fernando Zago): “Foi o máximo que se conseguiu recuperar de diversos lugares, acervo de museus, galerias e colecionadores. Ela vendeu muitas peças, é uma profissional reconhecida, com méritos”. A pesquisadora frisa que produzir essa documentação em livro é primordial para que se torne material de pesquisa.
 
A própria homenagem do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas configurou-se em uma forma de marcar a relevância dessa trajetória. Foi um momento de muita emoção, pois Marianita Linck não tem uma personalidade destinada aos holofotes. Todos os presentes a aplaudiram de pé, por vários minutos: “Subi no palco e falei que não sabia o que dizer, só agradeci; não sou de falar. Foi muito lindo, tive muito aluno na minha vida”.

 

Serviço: 
 
O Que: Exposição e lançamento da obra "Cerâmica, um caminho de vida: Marianita Linck".
Onde: Galeria Tina Zappoli
End.: Rua Coronel Paulino Teixeira, 35 - Bairro Rio Branco.
Lançamento: 19/04 (aniversário de 93 anos da ceramista), quarta-feira, às 19h – para convidados.
Visitação aberta ao público: a partir do dia 20/04 até 30/06.
Horário: segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Quanto: Entrada Franca.
Informações: (51) 3332-3726
Site: brasilartegaleria.com.br
E-mail: galeriatinazappoli@gmail.com
 

Sobre o livro:

A obra Cerâmica, um caminho de vida: Marianita Linck (Imagens da Terra, 176 págs.) – com organização da pesquisadora e professora do Instituto de Artes da UFRGS Blanca Brites – não terá fins comerciais. Após o lançamento, será distribuída em bibliotecas, instituições de ensino e centros culturais, para que sirva de material de pesquisa. Seu objetivo é puramente divulgar a trajetória da porto-alegrense Marianita Linck, de 93 anos, como artista por quase sete décadas.

Além de textos da autora e da organizadora, assinam depoimentos cinco convidados: Armindo Trevisan, Círio Simon, Tina Zappoli, Evelyn Berg Ioschpe e Simone Barros.

 

*crédito da foto: Lenara Petenuzzo.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Cine Esquema Novo 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br