Exposição "A Filosofia Pictórica do Triângulo"

A primeira exposição individual do pintor e artista visual Eduardo Turski acontece a partir de uma série de pinturas realizadas no decorrer de sua graduação no curso de Artes Visuais da UFRGS.



O conjunto de pinturas foi realizado entre 2015 e 2019 quando o artista, sob influências da pintura contemporânea abordadas no ensino acadêmico, passa a explorar a dimensão pictórica sobre tela em imersões no atelier. Para isso, ele utiliza de um repertório imagético que surge anteriormente à sua entrada na graduação, quando encontrava-se explorando a criação artística através do graffiti nas ruas.


Na fase do graffiti, ocorre o início da formulação da poética visual do artista, denominada Triangulogia: uma pesquisa estética/conceitual que utiliza-se somente do triângulo repetido infinitamente, estabelecendo assim uma única potência para a criação de múltiplos universos pictóricos que, mesmo estando condicionados à obrigatoriedade na utilização da forma triangular, acabam encontrando distintos modos de desdobramento da própria estrutura formal do triângulo num viés de eterna auto superação.


Assim ocorrem as variações estruturais tanto da forma triangular em si, como das estruturas espaciais da composição pictórica num geral. O artista acaba encontrando-se consigo em meio à Triangulogia, desvendando a cada pintura uma nova perspectiva deste universo estrutural oculto, abstraído, experimental e fluído, baseado somente na repetição do triângulo, que revela-se conforme vai sendo realizado.


Desse modo, ocorrem continuidades sempre inovadoras, diversificadas e evolutivas, baseadas na própria elevação do triângulo em si mesmo, força essa que contamina os aspectos internos da Triangulogia, tornando possível uma constante superação tanto das questões estruturais do triângulo como das espacialidades: revelando assim novas dinâmicas visuais conforme ocorrem as mutações da própria forma triangular e suas consequências.


SERVIÇO

EXPOSIÇÃO A Filosofia Pictórica do Triângulo - Eduardo Turski

De 18 de fevereiro a 21 de março

Abertura: 18 de fevereiro, às 19h

Curadoria: Adriane Hernandez

Local Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Rua dos Andradas, 1223

Centro Histórico - Porto Alegre / RS

Entrada Franca


57 visualizações

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br