CCMQ mostra exposição de Carlos de los Santos


Inaugura no próximo dia 23 de maio às 18h no Laboratório Fotográfico da Casa de Cultura Mário Quinta a exposição “Errâncias e Derivas – Poéticas Visuais de Carlos de los Santos”. Uma retrospectiva que reúne 40 imagens.

Definindo-se como um “explorador imagético”, Carlos de los Santos considera esse trabalho a culminância de uma investigação que durou uma década e começou com a experiência como fotógrafo:

“Iniciei aos 14 anos aulas de fotografia no Colégio Aplicação em Porto Alegre. Nos anos 90 experimentei serigrafia, desenho, pintura, escultura, cerâmica Raku e design, até ser apresentado à computação gráfica em um “moderníssimo” Quadra 605 com 20 mega de ram, um verdadeiro anfitrião ao mundo digital que se iniciava. Assim passei a transpor minhas habilidades e interesses visuais analógicos para a “nova” ferramenta. A série “Eu Caosmonauta” de 2003 resulta desta transposição, a considero minha maioridade como artista visual. Minha obra está permeada pelo paradoxo, pela busca de limiares entre o figurativo e o abstrato. Registrei e resignifiquei cenas urbanas, paisagens perdidas, glichs e bugs, e produzi narrativas visuais, colagens, ready mades, distorções, abstrações, refigurações.”

Atualmente integrando o Coletivo de artistas Ateliê Um em Porto Alegre, ele retornou recentemente de uma vivência com artistas de diversos países, sendo convidado do “Tercer Encuentro Internacional por las Mujeres en el Arte” na cidade de Pachuca de Soto, Hidalgo, México, em março último, onde realizou o mural “Nísia Floresta” em coautoria com a artista Michele Philomena.

Ele tem mostrado seu processo de trabalho em diferentes eventos e locais como na coletiva “Corpluralis“ no Ateliê 1 no ano passado, na individual “Tempus Fugit, a cidade fantástica” no Café do Margs em 2015 e na “Estação das Águas” nos jardins do DMAEem 2014.

A exposição fica aberta até 23 de junho e pode ser vista nos horários de abertura da casa.

Informações pelo 51 996782051 ou e-mal carlosdelsn@gmail.com .

"Fogo, luz, vazio e vento - Nas imagens de Carlos de los Santos vemos o tempo, a calma, o andar pela cidade. Todos os elementos estão aqui reunidos para o respiro, brisa daquilo que nos envolve a todo momento. Aqui tem silêncio, deleite de quem passa. Uma composição espaçosa, sem medo, onde ângulos suaves dinamizam a escolha do recorte, da textura, dos contrates, em foco aberto destituídos de mistério, cheios de cotidiano.”

Marçal Rodrigues - Artista Plástico

Serviço:

O que : Abertura da exposição “Errâncias e Derivas – Poéticas Visuais de Carlos de los Santos”

Quando : 23 de maio às 18h

Onde: Laboratório Fotográfico da Casa de Cultura Mário Quintana

Informações: 51 996782051 ou e-mal carlosdelsn@gmail.com

Fotos: Divulgação do artista

#Maio19 #Junho19

61 visualizações

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br