Curso Fritz Lang: O Arquiteto das Sombras


O austríaco Fritz Lang (1890 - 1976) já foi considerado o maior diretor da Europa. Munido de um monóculo e de um forte sotaque germânico, o diretor foi capaz de produzir quase 50 filmes em três diferentes idiomas. Porém, para além de seus mais de 40 anos de carreira, Lang criou polêmicas, contou histórias na vida e na arte e é tema de diversos estudos, mostras cinematográficas e homenagens ao longo dos anos.

.

Um dos pioneiros do cinema, conseguiu se aventurar por uma gama de diferentes gêneros cinematográficos e estabeleceu bases visuais até hoje referenciadas em videoclipes, filmes e histórias em quadrinhos. Mestre incompreendido e temperamental, foi considerado como um diretor de peso, sendo capaz de apresentar obras que entraram para a história do cinema por serem revolucionárias tanto do ponto de vista estético, quanto de ponto de vista artístico.

Considerado também um dos pais dos thrillers, Lang buscava criar suspense dramático, sendo um arquiteto das sombras ao tentar jogar luz sobre a escuridão da miséria humana.

O curso mostrará as fases alemã e americana do diretor, exibindo trechos de algumas de suas entrevistas e cenas de filmes como A Morte Cansada (1921); A Mulher na Lua (1929); M, O Vampiro de Düsseldorf (1931); Metrópolis (1926); O Homem Que Quis Matar Hitler (1941), entre outros.

Objetivos

O curso Fritz Lang: O Arquiteto das Sombras, ministrado por Janaina Gamba, fará uma exploração analítica e crítica da vida e obra do cineasta. Em um passeio intercontinental sobre sua trajetória artística, serão abordados os aspectos mais importantes e características da extensa filmografia de Lang. Ao mesmo tempo serão apresentados alguns dos acontecimentos mais fantástico de sua biografia.

Conteúdos

Aula 1 – Fase Alemã

Era Silenciosa 1 (1921 – 1924): Início da carreira cinematográfica de Fritz Lang até a produção de seu primeiro épico.

Era Silenciosa 2 (1925 – 1929): Fritz Lang se torna um dos maiores diretores da maior companhia cinematográfica da Europa e produz filmes ousados.

A chegada do som: O diretor se apropria da tecnologia sonora em seus filmes.

Aula 2 – Fase Americana

Temáticas recorrentes: A unidade da obra de Fritz Lang.

Trilogia social: Como a luta pela democracia na indústria norte-americana afetou o realizador.

Volta à Alemanha: A saída de Hollywood, seu breve retorno à Europa e o fim da carreira.

Ministrante: Janaína Gamba Produtora de conteúdo e doutora em Comunicação Social (PUCRS). Recentemente defendeu a tese "Schopfer und Kreatur: Fritz Lang e o personagem Dr. Mabuse pelo Olhar da Imprensa Brasileira (1920 - 1990)". Já ministrou o curso "Vilões do Cinema: Nossos Malvados Favoritos" pela Cine UM em 2015.

SERVIÇO Curso Fritz Lang: O Arquiteto das Sombras, de Janaína Gamba

Datas: 18 e 19 de Maio (sábado e domingo) Horário: 14h às 17h Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula) Local: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Informações cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714

INSCRIÇÕES www.cinemacineum.blogspot.com.br

#Maio19

47 visualizações

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br