Cine Sentidos


Projeto inovador apresentado no Instituto Ling convida o público a explorar os cinco sentidos através de filmes e vivências. A primeira edição é o Cine Pausa, com a convidada Carina Sehn e o filme Corpo e Alma

A partir do dia 30 de março, o Instituto Ling apresenta o Cine Sentidos, uma programação inovadora de cinema experiencial, realizada em parceria com a LORA - curadoria de cinema independente, responsável também pelo exitoso projeto Cine Escadaria.

Além da exibição de filmes independentes, o Cine Sentidos agrega uma experiência sensorial para explorar tato, visão, audição, paladar e olfato (veja a programação completa abaixo). Cada sessão conta com um convidado especial, que irá instigar o público a uma vivência sensorial. O primeiro evento é o Cine Pausa - uma experiência de estimulação do tato através da sutilização corporal: após a projeção do filme Corpo e Alma (On Body and Soul, 2017), da cineasta húngara Ildikó Enyedi, a sutilizadora Carina Sehn conduzirá os participantes para uma ação de reenergização coletiva. O Cine Pausa será realizado no sábado, 30 de março, das 16h às 19h, e os ingressos estão à venda no site https://institutoling.org.br/.

Corpo e Alma conta a história de Endre e Mária - dois jovens trabalhadores de um frigorífico, que não se conhecem. Numa dualidade entre o dormir e o acordar, eles têm sonhos exatamente iguais, e acabam se encontrando todas as noites no mundo paralelo do sono, como veados em uma floresta. Quando decidem realizar seus desejos e chega a hora de se encontrarem de verdade, a situação se mostra ainda mais complexa. Vencedor do Urso de Ouro e do Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Berlim 2017, Corpo e Alma também foi eleito o melhor filme no Sydney Film Festival 2017 e premiado em outros festivais, como o Mumbai Film Festival, o European Film Awards. Em 2018, foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Assista o trailer:

A convidada Carina Sehn é mestre em educação pela FACED/UFRGS, especialista em Saúde Mental pelo EducaSaúde/UFRGS e possui graduação em Teatro pela mesma universidade. Como artista, educadora e pesquisadora tem interesse especial pelos processos vivos da natureza e pela física quântica na intersecção entre arte e saúde, ciência e holística. Atualmente trabalha em seu Studio Sutil, em Porto Alegre, e também na Casa Líquida, em São Paulo, recebendo pessoas para encontros terapêuticos e artísticos.

O Cine Sentidos tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania / Governo Federal.

Sobre a LORA

A LORA é uma empresa de curadoria e experiência de cinema independente que busca promover o acesso à produções alternativas estrangeiras e nacionais, expondo diferentes histórias e temas para debate e gerando crítica e aprendizado através da expressão audiovisual. A proposta central é expandir a exibição cinematográfica para novos ambientes, ressignificando a experiência do espectador e apresentando uma nova perspectiva de imersão contextual.

A LORA seleciona obras do mundo inteiro que não foram distribuídas no Brasil para apresentá-las ao público em espaços alternativos de exibição, no formato de eventos experienciais. Estes espaços variam entre escolas, museus, galerias, empresas e se estendem até mesmo ao ambiente público, onde se propõe uma ressignificação das dimensões arquitetônicas. Já as experiências também variam de acordo com o contexto, mas a premissa básica é transformar o cinema como núcleo de outros desdobramentos artísticos. Dessa forma, a LORA busca evidenciar a cultura ou a temática intrínseca envolvida no filme, não só através do cinema, mas também através da música, gastronomia, arte, performance e qualquer outra forma de expressão que esteja em sinergia com a proposta em discussão.

Informações úteis

https://institutoling.org.br

https://www.facebook.com/InstitutoLing

https://www.instagram.com/Instituto.Ling/

https://twitter.com/@InstitutoLing

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

#Março19 #Abril19 #Maio19 #Junho19 #Julho19

160 visualizações

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br