Bloco Maria do Bairro 2019


    Responsável pela retomada do carnaval de rua da Capital, o Bloco Maria do Bairro retorna à Cidade Baixa no dia 9 de março.

    O carnaval de rua acontece no dia 9 de março, a partir das 15h, na Praça Garibaldi. Para fechar, no dia dia 17 de março (dom), será realizado o Enterro dos Ossos às 11h, no Parque da Redenção, junto ao Monumento do Expedicionário.

    Anualmente, o Bloco Maria do Bairro apresenta um samba ou marchinha que homenageia personagens importantes da cultura gaúcha. Lupicínio Rodrigues, Túlio Piva, Jerônimo Jardim e Caco Velho foram alguns dos nomes celebrados na história do bloco que acontece desde 2007. A homenageada desta edição é Sofia Veloso (1856-1930), abolicionista do século XIX que dá nome à rua onde nasceu o evento. A autoria do enredo intitulado "Sofia Veloso - A Abolicionista" é do jornalista Gasparotto e do carnavalesco Zeca Brito, um dos fundadores do Maria do Bairro. "Neste carnaval vamos falar da resistência do povo da rua, contando a história de uma mulher que não aceitou a escravidão de seus semelhantes e lutou por liberdade", explica Brito. "Sofia é exemplo de luz e inspiração em tempos sombrios. Ela nos lembra que a rua existe para o exercício da fraternidade e do amor", conclui.

    Histórico do Bloco

    O Bloco Maria do Bairro foi criado em 2007 por um grupo de foliões ávidos pelo retorno dos carnavais de rua. Em 2007 e 2008 foi o único bloco em atividade em Porto Alegre e deu origem a partir de 2009 a um movimento popular que hoje já ultrapassa 50 blocos de rua por toda a cidade. A iniciativa do bloco mobiliza hoje, além de diversos representantes da classe artística da cidade (como cineastas, músicos, atores, artistas visuais, escritores), a comunidade do samba e moradores da Cidade Baixa e do interior do estado que não resistem às velhas marchinhas e ao samba no pé do mais tradicional bloco de rua de Porto Alegre.

    Serviço

    Carnaval do Bloco Maria do Bairro

    Quando: 09/03/19 (sab), às 15h

    Onde: Praça Garibaldi - Cidade Baixa

    Evento gratuito.

    Haverá barracas com venda de bebidas e banheiros químicos.

    As camisetas do bloco também estarão à venda durante o carnaval.

    Serviço 2

    Quando: 17/03/19 (dom), às 11h

    Onde: Parque da Redenção, junto ao Monumento do Expedicionário - Cidade Baixa

    Evento gratuito.

    #Março19

    43 visualizações

    © Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

    Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br