Bloquinho de Carnaval Iberê e Barra Shopping


    A Fundação Iberê preparou uma programação especial para as crianças e adolescentes, com atividades que exploram a história do carnaval e seus personagens típicos, cores e curiosidades. Serão realizadas oficinas e contação de histórias e um bate-papo com a historiadora Iris Germano e o ator Thiago Pirajira, com mediação do jornalista Cláudio Brito.

    Além do centro cultural, as atividades vão ocorrer no Barra Shopping Sul. O encerramento será no dia 3 de março, das 17h às 20h, com o Bloquinho de Carnaval, no Barra. O evento terá a animação de um bloco de carnaval da cidade e de um oficineiro, que pintará os rostos das crianças. Todas as atividades são gratuitas.

    Programação | Atividades na Fundação Iberê Local: Átrio da Fundação Iberê 9 de fevereiro | Sábado | 15h: Oficina de Mini-estandartes Local: Átrio da Fundação Iberê Atividade: Confecção de mini-estandartes de feltros que serão transformados em broches. Serão disponibilizadas 30 vagas para crianças a partir de 6 anos, sempre acompanhadas de um adulto responsável. A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo linkhttps://goo.gl/forms/qMsgbwrQGZxooQCS2

    10 de fevereiro | Domingo | 15h: Oficinas de Aquarela: cores do carnaval Local: Átrio da Fundação Iberê Atividade: A partir da exposição em cartaz na Fundação Iberê Se o paraíso fosse assim tão bom, da artista britãnica Cecily Brown, e dos trabalhos de temática de carnaval dos artistas como Carybé, Di Cavalcanti e Iberê Camargo, os participantes serão convidados criar os tons desta comemoração a partir da técnica da aquarela. Serão disponibilizadas 30 vagas para jovens e adultos a partir de 13 anos. Não precisa ter conhecimento prévio da técnica. A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/tNZQ5UxgcgmsnGb02

    16 de fevereiro | Sábado | 16h: Bate-papo sobre as histórias de carnaval de Porto Alegre Local: Átrio da Fundação Iberê Atividade: A historiadora Iris Germano e o ator Thiago Pirajira, conduzidos pelo jornalista Cláudio Brito, contarão suas histórias, pesquisas e percursos no carnaval em Porto Alegre. A atividade tem classificação etária livre e serão oferecidas 100 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo link:https://goo.gl/forms/0sRsuX6D9AwXNThu1

    Os convidados: Com especialização em História Social da Cidade e mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Iris Germano pesquisa a identidade negra gaúcha por meio do carnaval. Thiago Pirajira é mestrando em Educação pela pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e integrante do Bloco da Laje e diretor artístico do Grupo Pretagô.

    17 de fevereiro | Domingo | 15h: Oficina de Confete e Serpentina Local: Átrio da Fundação Iberê Atividade: A partir dos elementos símbolos do carnaval, o confete e a serpentina, e inspiradas em artistas como Vik Muniz, as crianças e suas famílias serão convidadas a criar, coletivamente, uma macro paisagem e, também, a retratar sua própria cena de carnaval. A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/qMsgbwrQGZxooQCS2

    Atividades no Barra Shopping Sul 21, 24 e 28 de fevereiro | 14h às 20h: Oficina de Máscaras Local: Praça central do Barra Shopping Sul Atividade: Baseada em narrativas folclóricas e personagens típicos do carnaval, como o Arlequim, Pierrot e Colombina, os participantes criarão seus próprios personagens do carnaval.

    22 de fevereiro e 1º de março| 14h às 20h: Oficina de Confete e Serpentina Local: Praça central do Barra Shopping Sul Atividade: A partir dos elementos símbolos do carnaval, o confete e a serpentina, e inspiradas em artistas como Vik Muniz, as crianças e suas famílias serão convidadas a criar, coletivamente, uma macro paisagem e, também, a retratar sua própria cena de carnaval.

    23 fevereiro e 2 de março| 14h às 20h: Oficina de Estandarte Local: Praça central do Barra Shopping Sul Atividade: Confecção de mini-estandartes de feltros que serão transformados em broches.

    3 de março | Domingo | 14h às 20h: Oficina de Máscaras e Bloquinho de Carnaval Local: Praça central do Barra Shopping Sul Atividade: Para encerrar a programação, as crianças e suas famílias serão convidadas a confeccionar acessórios para o Bloquinho de Carnaval, que acontece das 17h às 20h.

    Contação de histórias A contação de histórias ocorre sempre após as oficinas, a partir de figuras icônicas do Carnaval, como Arlecchino, Colombina e o Pierrot.

    A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de IBM e CMPC – Celulose Riograndense e apoioGrupo IESA, STIHL e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cidadania / Governo Federal. Serviços de tradução: Traduzca. Apoiador do projeto Iberê no Barra – Ação de Carnaval: Barra Shopping Sul. Apoiadores da exposição Náufragos na Correnteza do Tempo: Grupo Malwee.

    Endereço Barra Shopping Sul: Avenida Diário de Notícias, 300

    Endereço Fundação Iberê Camargo: Avenida Padre Cacique, 2000

    Visitação: das 14h às 19h (último acesso às 18h45min). De quarta a domingo, a Fundação Iberê Camargo também atende a grupos agendados. Para fazer um agendamento, basta ligar para o Programa Educativo – 51 3247 8000

    #Fevereiro19 #Março19

    40 visualizações

    © Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

    Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br