Arte e Cachaça no Centro Histórico


    Exposição de arte em uma cachaçaria: Essa é a proposta da Brix 21 que está abrigando o "Sagrado Coração na Brix 21", do artista plástico Tarcisio Brum da Silva.

    A mostra reúne colagens elaboradas a partir de LPs (com música de estilo variado). “Utilizo as capas e letras para inspiração da colagem, junto com imagens de revistas, livros e catálogos de arte sobre madeira. Os temas são o sagrado, o profano, a vida, a morte e os pecados capitais”, esclarece. Com curadoria e iluminação de Nara Lucia Maia, a mostra pode ser visitada durante o funcionamento da cachaçaria - de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h; e, no sábado, das 10h às 17h.

    Tarcisio é artista plástico, arte-educador e cenógrafo. Formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), possui especialização em Arte e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP/SP).

    Participou de várias exposições coletivas com instalações e obras. Recebeu algumas premiações como “Menção Especial do Júri” no 2º Salão de Artes Práticas Três Lagoas em Movimento, em 2003, em Três Lagoas (MS); e “Menção Honrosa” no II Prêmio Gunther de Pintura, em 1995, no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, em São Paulo (SP).

    SERVIÇO

    Exposição “Sagrado Coração na Brix 21”.

    Quando: até janeiro de 2019.

    Horário: de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h; e, no sábado, das 10h às 17h.

    Local: Cachaçaria Brix 21 (Rua Marechal Floriano Peixoto, 705. Centro Histórico de Porto Alegre).

    Sobre a Brix 21

    Quem passa pelo Caminho dos Antiquários, no Centro Histórico de Porto Alegre, descobre um lugar ímpar, onde é possível apreciar, ao mesmo tempo, cachaças de qualidade e obras de arte.

    É a Cachaçaria Brix 21, que além de oferecer licores, 19 tipos de cachaças envelhecidas/armazenadas em tonéis de madeira, cachaças puras, cachaças compostas, todas de alambique, possui no mezanino um espaço cultural com obras de artistas gaúchos variados, um de cada vez.

    Além disso, uma vez por mês, ocorre o evento Botecar na Brix 21, cujo tema é festejar o clima de boteco, tendo como referência a cachaça e o Brasil. O próximo será em janeiro. O endereço? Rua Marechal Floriano Peixoto, 705.

    Durante o Botecar, é possível degustar cocktails autorais, doses de cachaças selecionadas,petiscos harmonizados sob a tutela do chefe de cozinha Fabrício Darós, além de conhecer a obra do artista plástico Tarcisio Brum da Silva. “E às vezes até rola uma música ao vivo dos próprios clientes”, comenta o mestre alambiqueiro e proprietário do estabelecimento, Rafael Lütgmeyer.

    Rafael foi conhecer e avaliar todos os seus produtos pessoalmente na primeira compra e continua com os mesmos produtos. “Sou especialista das bebidas que tenho. Presto informações quanto à produção, à história do produtor e às características envolvidas em cada bebida, além de ter informações sobre curiosidades e folclores destes produtores em suas regiões”, explica.

    Ele conta que, durante uma visita à cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, uma loja de bebidas de cachaça onde as garrafas estavam bem distribuídas chamou sua atenção. “O ambiente era bem iluminado e impressionava a todos que passavam na rua. Como eu já era apreciador da bebida, fiquei com vontade de usufruir mais tempo daquele local.” A partir daí, teve a ideia de abrir um negócio em Porto Alegre que oferecesse cachaças de qualidade. “Então, fiz a capacitação de mestre alambiqueiro em Minas Gerais e, em 2014, nasceu a Cachaçaria Brix 21”.

    #Janeiro19 #Dezembro18

    60 visualizações

    © Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

    Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br