Espetáculo Ruídos na Sala Álvaro Moreyra


Amigos PoaCult,

Criado em 2012 com o intuito de pesquisar a linguagem poética do dramaturgo Samuel Beckett, o Núcleo de Pesquisa Beckett-We comemora seis anos de atividades em Porto Alegre com a temporada do espetáculo “Ruídos”. A peça, baseada na obra “Companhia”, foi contemplada pelo edital Novas Caras.

De caráter híbrido e com a proposta de diálogo cênico entre teatro, dança e performance, “Ruídos” tem como ponto de partida um homem sozinho, deitado no escuro, que, para amenizar a solidão, recorre às próprias memórias de vida. Após criar uma teia de lembranças, o homem passa a questionar a si próprio quanto a veracidade das suas recordações. Na montagem do Núcleo de Pesquisa, a dramaturgia mescla memórias e poéticas do elenco com a biografia do autor.

De acordo com a criadora do Núcleo e diretora de “Ruídos”, Luciana Tondo, a pesquisa, que surgiu durante a sua graduação em Teatro pela UFRGS, tem o intuito de investigar possibilidades de diálogo entre a poética de Beckett e as inquietações dos participantes da pesquisa. “Beckett é considerado um autor complexo e difícil de se compreender, então a proposta da pesquisa é justamente promover esse 'choque', colocar ele em diálogo com pessoas mais jovens e com menos experiência em teatro. A ideia é fazer uma leitura de Beckett ressignificada por essas pessoas”, explica Luciana.

Desde a sua criação, o Núcleo já realizou cinco espetáculos e três performances em Porto Alegre. Em “Ruídos”, o elenco formado por 20 pessoas traz à cena e contextualiza em seus corpos temáticas dissecadas do universo beckettiano como repetição, silêncio, incomunicabilidade e solidão.

Serviço:

O Que: Espetáculo “Ruídos” Quando: 23 e 30/10, sempre às 20h. Onde: Sala Álvaro Moreira - Centro Municipal de Cultura End.: Av. Érico Veríssimo, 307 Quanto: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (estudantes, idosos e classe artística)

Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br/ruidos---temporada-novas-caras__366188

Classificação etária: 14 anos

Sobre o Núcleo

O Núcleo de Pesquisa Beckett-We surgiu no ano de 2012 com uma proposta de investigação teatral que tem como eixo principal as múltiplas possibilidades de diálogo poético entre o autor Samuel Beckett e as pulsações contemporâneas. A pesquisa, que tem caráter continuado, é formada por um público heterogêneo, renovado anualmente e busca, através de processos criativos, encontrar especificidades estéticas e filosóficas acerca do universo beckettiano. Coordenado pela atriz e pesquisadora Luciana Tondo, que recebeu título de mestre em Artes Cênicas (UFRGS – PPGAC) através desta pesquisa, o Núcleo já produziu cinco espetáculos, três performances, e foi reconhecido através de premiações em editais do Fumproarte e Funarte - Artes Cênicas na Rua.

Sinopse

“Ruídos” é um espetáculo inspirado na obra “Companhia” de Samuel Beckett, que tem como personagem central, um homem, deitado, sozinho e no escuro. Visando amenizar sua solidão, ele rememora tempos antigos, recortes de sua infância, vida adulta e velhice como forma de companhia. Após criar uma teia de lembranças, o homem passa a questionar o teor de veracidade das mesmas, cogitando a possibilidade destas terem sido inventadas, apenas para lhe fazerem companhia. As memórias do texto, que se assemelham muito à própria biografia de Beckett, serviram de inspiração para a composição do espetáculo, e se mesclam com as memórias dos atores, questionando a decadência das relações humanas. “Ruídos” é um espetáculo híbrido, que dialoga com o teatro, a dança e a performance, buscando uma linguagem capaz de dar conta da angústia dos seus criadores.

*crédito da foto: Gabriehl Oliveira.

#Outubro18

53 visualizações

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br