Exposição de Andressa Cantergiani


    A Galeria Ecarta apresenta nova exposição com abertura na quinta-feira (28.06).

    A mostra "∆ORIST∆ — Andressa Cantergiani" destaca a produção da artista gaúcha no campo da performance.

    Nos últimos anos, Andressa vem se destacando por uma série de ações performadas em espaços públicos e institucionais de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Berlim e Lisboa.

    A performance — também chamada artes do corpo — caracteriza-se por ser um tipo de modalidade artística que ocorre ao vivo diante do público, deixando depois apenas registros como imagens, vídeos e objetos. Para apresentar um olhar curatorial sobre esse tipo de produção artística, o curador da exposição, Francisco Dalcol, toma a noção de "aoristo" como mote conceitual. De acordo com o curador, "aoristo" é um tempo verbal remoto, existente em grego e no sânscrito, que se refere a um passado indefinido e indeterminado. "Ao emprestar o sentido de uma ação ou um acontecimento sem que se defina seu tempo de ocorrência ou duração, a expressão é mobilizada pela curadoria como estratégia de abordagem para revisitar performances que serão apresentadas na exposição por meio de fotografias, vídeos e objetos, com interesse na performatividade própria ao devir desses vestígios", explica.

    Integram o projeto expositivo novas ações e trabalhos que Andressa desenvolverá no contexto da mostra na Galeria Ecarta. Um dos destaques é Combate, uma performance duracional, no Museu do Exército de Porto Alegre (Rua dos Andradas, 630), de 10 a 18 de julho, em que a artista passará o período vivendo entre tanques de guerra, carros de combate e objetos bélicos. Haverá transmissão ao vivo pela internet, no canal da artista no YouTube, com acesso na Ecarta por meio do QR code:

    Também está programada uma conversa com Andressa e Dalcol, em 24 de julho, às 18h, na Ecarta. Todas as atividades paralelas têm entrada franca.

    ∆ORIST∆ abre uma sequência de três exposições que trazem olhares curatoriais sobre a produção de jovens artistas. De 8 de agosto a 9 de setembro, será a vez de Gustavo Assarian com curadoria de Gilberto Habibde Oliveira (São Paulo) e, de 18 de setembro a 21 de outubro, a Ecarta receberá Patrick Rigon com curadoria de Cézar Prestes.

    SERVIÇO

    O que: Abertura da exposição "Aorista", de Andressa Cantergiani Quando: quinta-feira (28.06), às 19h Visitação: até 29 de julho (de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h Onde: Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943), em Porto Alegre Entrada gratuita Outras informações: 51. 4009 2970

    http://www.ecarta.org.br/

    https://www.facebook.com/galeriaecarta/


    44 visualizações

    © Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

    Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br