Espetáculo de dança contemporânea Norma y Regula tem única apresentação no Teatro Carlos Carvalho


Salve amigos PoaCult,

Estreado em Buenos Aires em 2016, o espetáculo de dança “Norma y Regula” será apresentado no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) dia 29 de maio (terça-feira), às 19h30. A história é sobre o encontro entre os bailarinos Michel Capeletti (do Brasil) e Federico Moreno (da Argentina) na cidade de Buenos Aires. É uma obra coreográfica que pretende revisitar formas de fazer dança para observar as especificidades de cada geografia e explicitar políticas de ação e produção, acentuando as diferenças que as constituem.

Em latim, Norma et Regula significa “Esquadro e Nível”, e é também o nome de uma constelação do Hemisfério Sul, entre Escorpião e Sagitário, atravessada pela Via Láctea, também conhecida como jogo de regras.

A cenografia é feita com sacos plásticos, uma nuvem de cores e uma barba gigante emaranhada que gera um espaço plástico e móvel. “Norma y Regula” é um duo de dança contemporânea que se vale das ferramentas dos dois intérpretes para construir regras para um jogo (ou vários) e permitir estruturar um trabalho, uma constelação ao sul (Argentina-Brasil). Os bailarinos possuem experiência de mais de 20 anos de dança e vida artística.

O espetáculo também já participou do Ciclo de Residências “Divergencias” (Argentina, 2016) e do “Festival Danzafuera” (Argentina, 2017). No dia 1º de junho, o espetáculo abre o Encontro das Graduações em Dança, em Santa Maria (RS).

Sobre os artistas

Michel Capeletti

Natural de Porto Alegre, Michel Capeletti é bailarino, ator e professor de Técnica Alexander. Residente em Buenos Aires com vínculos de trabalho no Brasil e Argentina, ganhou diversas bolsas e financiamentos para pesquisar e criar dança. Em 2016 estreou o espetáculo solo “Enquanto as coisas não se completam” com o qual ganhou o Prêmio Açorianos de Dança 2016 na categoria de melhor bailarino. Em 2017 foi selecionado como residente do Festival Arqueologias del Futuro (AR) e prepara seu novo projeto solo “Lo que las personas miran más es la cara”.

Federico Moreno

Federico Moreno nasceu em La Plata, Argentina, é bailarino e artista visual. Estudou na Faculdade de Belas Artes da UNLP, Escola Provincial de Dança Clássica de La Plata, Escola Provincial de Circo de La Plata e IUNA. Como criador apresentou seus trabalhos em Tecnópolis, Espacio Cabrera UP, El Sábato UBA, Teatro Adan Buenosayres e C.C. Paco Urondo UBA, entre outros. Suas obras Kinjiki e Lerna foram financiadas pelo Prodanza (Governo de la Ciudad de Buenos Aires) e seu trabalho J.A.Blemias fez parte do Festival de Dança de Buenos Aires. Sua investigação é atravessada pela prática pedagógica e gestão independente, desenvolvendo plataformas de encontro, pesquisa e exposição artística.

Serviço:

O Que: Espetáculo de dança “Norma y Regula”. Quando: 29/05 | Terça-feira. Horário: 19h30. Onde: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ End.: Rua dos Andradas, 736.

Ingressos: No local a R$30 (inteira) e R$15 (estudantes, idosos e classe artística).

*crédito da foto: Divulgação.


8 visualizações

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br