Peça escrita pela alemã Maria Milisavjievic estreia na capital


Amigos PoaCult,

TREMOR escrito pela alemã Maria Milisavljevic faz parte do Projeto Transit: 2 diretores brasileiros, 1 texto alemão idealizado pelo Goethe-Institut Porto Alegre em parceria com o Sesc/Poa e o portal Agora Crítica Teatral. O projeto tem como objetivo discutir duas encenações de mesmo texto, na primeira edição foram convidados os diretores Camilo de Lelis e Alexandre Dill, já em sua segunda edição o projeto contemplou Lucca Simas e também a diretora Patrícia Fagundes.

O primeiro trabalho profissional, como diretor, de Lucca Simas mistura teatro, tecnologia e poéticas biográficas (BIOPOÉTICAS TEATRAIS) em busca de uma reflexão sobre a condição HUMANA, mergulhada cada vez mais neste mundo digital, devastador e pré-apocaliptico.

“Quero identificar e mapear inquietações globais, como o lugar do mundo virtual nas nossas relações, e trabalhar a vida cotidiana no palco de forma não alegórica, mas afetiva, sensibilizando o público”, afirma Lucca.

Ao completar 10 anos de trabalho continuado e ininterrupto sob a direção de Alexandre Dill, o GRUPOJOGO celebra um novo diretor. LUCCA SIMAS que com sua pesquisa de mestrado BIOPOÉTICAS TEATRAIS soma a trajetória da trupe uma abordagem da MEMÓRIA como alicerce de uma estética teatral.

Estão no elenco, Manu Menezes, Louise Pierosan, Gustavo Susin e Lucas Prado , o figurino leva a assinatura de Carol Scorteganha, já a trilha sonora criada originalmente para o espetáculo é assinada pelo músico André Paz, a parte tecnológica fica a cargo do videomaker/diretor Maurício Casiraghi, todos jovens emergentes na cena teatral, já a preparação vocal é da experiente Lígia Motta, que já preparou inúmeros trabalhos do GRUPOJOGO.

Sobre o diretor:

LUCCA SIMAS é Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Ficou conhecido no mercado artístico com o seu incrível trabalho de iluminador onde acumulou várias indicações ao Prêmio Açorianos de Melhor Iluminação. Criou o desenho de luz para inumeros espetáculos como “O feio” de Mirah Laline “Natalício Cavalo” e “Cidade Proibida” de Patrícia Fagundes “Medeamaterial” e “As Trevas Ridículas” de Alexandre Dill “Ramal 340” e “Br-Trans” de Jezebel de Carli etc. Integrante do GRUPOJOGO desde 2016 ministrou a Oficina de Criação e Montagem “Die Hamletmaschine” em 2017. No âmbito acadêmico, Lucca Simas dirigiu potentes trabalhos da cena gaúcha: “Insustentável (2010) e Shopping and Fucking (2013).

Sobre a autora:

MARIA MILISAVLJEVIC nasceu em 1982 em Arnsberg e cursou estudos culturais ingleses, literatura inglesa e história da arte. A seguir, trabalhou, por exemplo, como diretora em teatros na Alemanha e em Londres e doutorou-se com uma tese sobre o Royal CourtTheatre de Londres. Maria Milisavljevic viveu entre 2013 e 2015 em Toronto, Canadá, onde trabalhou no TarragonTheatre como dramaturga e diretora e também passou uma temporada (2013/2014) como Playwright-in-residence. Com “Brandung” (port. Arrebentação), ganhou em 2013 o prêmio Kleist para jovens autores de teatro e, com "Beben" (port. Tremor), o prêmio para autores do HeidelbergerStückemarkt e o prêmio ElseLasker-Schüler do Pfalztheater Kaiserslautern. Maria Milisavljevic vive em Berlim.

SINOPSE do espetáculo

TREMOR traz pistas para discutir as relações de uma sociedade que presencia tempos turbulentos, onde a crise das representações se divide entre o real e o virtual.

Histórias entrecruzadas, uma mãe que busca reconciliar-se com assassino de seu filho, um soldado que questiona a culpa de suas ações e um jovem mergulhado em seus jogos. Todos procurando se encontrar no meio de tudo isso, enquanto Alguém os observa.

Complexo e midiático, sem uma estrutura dramática aparente, o espetáculo coloca em confronto as relações cotidianas da guerra real em contraste com os mecanismos da guerra virtual, um evento, para que atores e público possam se reconhecer e vivenciar por um instante a sua própria humanidade.

Serviço:

O Que: Estreia Palco Giratório SESC/POA Quando: 22 e 23/05, às 20h. Onde: Teatro Goethe-Institut Quanto: Ingressos comercializados no SESC Centro. Av. Alberto Bins, 665

O Que: Temporada Teatro Goethe-Institut Quando: de 25/05 a 10/06, às 20h. sextas, sábados e domingos Quanto: ingressos antecipados na LIVRARIA TAVERNA R. Cel. Fernando Machado, 370 - Centro Histórico, Porto Alegre

*crédito da foto: Julio Appel.


27 visualizações

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br