Silvio Nunes Pinto lança publicação no MARGS


Galera PoaCult,

A FVCB promove no auditório do MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – o lançamento da publicação Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho, acompanhada de palestras dos pesquisadores Prof. Dr. Paulo Silveira e do Prof. Ms. Anderson da Silva – vinculados ao Instituto de Artes da UFRGS – e do Prof. Dr. José Carlos Gomes dos Anjos, da Sociologia da UFRGS.

O livro terá distribuição gratuita e o evento entrada franca.

Realizado com financiamento do Pró-Cultura RS | Fundo de apoio à Cultura, o projeto tem título homônimo ao da exposição realizada em 2016 na FVCB. Com organização da artista Vera Chaves Barcellos e da arquiteta Marcela Tokiwa, a mostra apresentou ao público a então desconhecida obra de Silvio Nunes Pinto (Viamão, RS, 1940 – 2005), artista negro autodidata com uma variada produção que atesta a potência inventiva da cultura popular.

Sobre o projeto:

Amplamente ilustrada, a publicação bilíngue (português|inglês) reúne textos de teóricos e críticos sobre a produção de Silvio Nunes Pinto e também documenta a mostra individual do artista apresentada na Sala dos Pomares de agosto a dezembro de 2016. O livro conta com textos de apresentação da arquiteta Marcela Tokiwa e da artista Vera Chaves Barcellos, responsáveis pela organização da mostra.

Sobre os palestrantes:

Anderson Diego da Silva Almeida Doutorando em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica da Arte, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui Mestrado em História pela Universidade Federal de Alagoas PPGH/UFAL (2015) com pesquisa sobre o conceito Etnodesign e a Coleção Perseverança. É graduado em Design de Interiores pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL (2011) e também em Artes Cênicas: Licenciatura pela UFAL (2011). Atualmente professor de Museologia da Arte no Instituto de Artes - IA/UFRGS. Foi Professor Temporário do Curso de Vitrinismo na Escola Técnica de Artes ETA/UFAL, onde desenvolveu pesquisa ligada à história, concepção e projeto de vitrines, design de interiores e cenografia e também professor temporário do IFAL no curso de Figurinista com ênfase em história do traje. Atuou como monitor de Arte no IFAL, monitor de Cenografia e Teatro de Animação na UFAL e como bolsista de Iniciação científica - PIBICT do Grupo de Estudos, Memória, Tecnologia e Etno-História de Alagoas - GEMTEH do IFAL. Pesquisador das temáticas: coleções africanas, museus, patrimônio material, arte e design, estética étnica, história da arte, museus, memória e representação.

José Carlos Gomes dos Anjos Possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Pós-doutorado em Ecole Normale Superieure de Paris (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando na Pós-Graduação em Sociologia e Desenvolvimento Rural. Coordenador do Curso de Doutorado em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde. Trabalha com Sociologia de elites e Relações Interétnicas, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação político-cultural no mundo rural, etnodesenvolvimento, identidades étnica e nacional, intelectuais, desigualdade racial.

Paulo Silveira Bacharel em Artes Plásticas (com habilitações em Desenho, 1986, e em Pintura, 1988) e em Comunicação Social (1980) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutor em Artes Visuais pela UFRGS (1999 e 2008, ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, incluindo estágio de pesquisa de doutoramento junto a Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne, 2006).

Professor Adjunto no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e na pós-graduação. Pesquisador do campo das Artes Visuais, especialmente história e teoria da arte (com ênfase no estudo da linguagem e contexto de obras e dispositivos instauradores da arte contemporânea), intermídia histórica, percepção da obra de arte, estética e retórica das publicações de artistas e metodologia da pesquisa. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA, e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, ANPAP (comitê de História, Teoria e Crítica de Arte). Colaborador de instituições acadêmicas, grupos de investigação e publicações do Brasil e do exterior. Criador e coordenador do Fundar: grupo de pesquisa sobre instauradores da arte contemporânea (UFRGS/CNPq). De 1982 a 2010 foi Programador Visual (técnico-administrativo classe E) da Editora da UFRGS, sendo coordenador da Seção de Editoração de 1997 a 2010.

Serviço:

O Que: SILVIO NUNES PINTO: OFÍCIO E ENGENHO |Lançamento da publicação e palestras. Quando: 15/03, das 14h30min às 17h30min. Onde: Auditório do MARGS End.: Rua 7 de Setembro, Centro Histórico. Quanto: O livro terá distribuição gratuita e o evento entrada franca. Inscrições: info@fvcb.com | (51) 3228-1445 | (51) 9848-5994. Informações: www.fvcb.com | www.facebook.com/fvcbarcellos www.facebook.com/SilvioNunesPinto

*crédito da foto: Divulgação.


18 visualizações

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br