Teatro Renascença recebe 7 Laços, de Lucas Araújo


Salve amigos PoaCult,

O artista e seu violão, um pouco do seu jeito, do que aprendeu, do que vivenciou. Suas ideias de composição, execução e arranjo, ligadas a um árduo trabalho de estudo, pesquisa e experiência pelos palcos mundo afora. Assim é 7 Laços, assim é Lucas Araújo. Violonista, compositor e professor, apresenta sua arte e seu trabalho na estreia do repertório que se tornou disco e songbook, proporcionando ao espectador uma viagem musical além fronteiras, demonstrando um pouco do cenário cultural e folclórico da América do Sul, junto a imagem do gaúcho e seu violão, com seus laços, suas raízes!

“SETE LAÇOS" é o nome do primeiro disco de Lucas Araújo, um CD feito com muito capricho, como aquela cerca que atacava boi e boiada, mas com a diferença que no trabalho de Lucas, sem rebentar cordas, a tropa de canções se liberta carregada de emoção, alegria e muito entusiasmo.” - L.C.Borges -

O Projeto

Esse trabalho visa expressar a música folclórica e cultural da região sul do Brasil, junto a suas influências sul-americanas, com a particularidade do uso do violão como instrumento característico. Através do embasamento teórico, prático e de pesquisa, esse trabalho é transmitido através de músicas instrumentais ao violão, proporcionando ao ouvinte conhecer um pouco do cenário gaúcho, pampeano e sul americano. Apresentando e estreando ao vivo o repertório presente no disco e songbook “7 Laços”, junto a breves explicações dos temas, ritmos e estilos que irão ser executados, proporcionando ao ouvinte uma viagem musical e cultural por dentro da temática proposta por esse trabalho. Tal disco que teve participação de artistas como Luiz Carlos Borges (renomado artista gaúcho) e Eustáquio Grilo (violonista, professor da UNB).

Dentre as obras inclusas no repertório estão composições próprias como o Cenário Rio-grandense que é uma suíte de sete peças, sendo elas uma em cada ritmo de diferentes regiões do estado, as peças ainda foram compostas em forma de estudos proporcionando a quem tocar um aperfeiçoamento técnico e musical, além de conhecer a temática proposta pela obra. Outro fato interessante é o de cada peça ser em um tom natural da escala temperada, ou seja, a primeira é em Dó Maior, a segunda Ré e assim por diante, cada peça também transita nas tonalidades relativas a cada tom proporcionando a quem toque o aperfeiçoamento harmônico e a ter conhecimento de todas armaduras e tons naturais. Outras composições como Chama-dri que foi selecionada para edição (cd e livro) no Primeiro Projeto Novas de composições para violão, tendo como jurados Fabio Zanon, Sergio Assad, Marco Pereira e Elodie Bounie. Chamaguita, composição inédita escrita para violão 7 cordas solo ou dúo com violão 7 cordas e violão requarto (4ª a cima do violão comum). Além de outras composições que tem apresentado em apresentações no Brasil e exterior.

Lucas Araújo

Violonista, compositor e professor, gaúcho natural de Montenegro-RS, bacharel em violão pela UnB (Universidade Federal de Brasília) e Licenciado como professor no ensino profissional de nível médio e técnico pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Com prêmios como intérprete do violão no país e internacionalmente, e participações em shows e programas musicais como:

- Primeiro Prêmio no 1º Concurso Internacional de Guitarra “Lucas Braulio Areco” em 2010 na cidade de Posadas Ar gentina, evento organizado pelo Compositor e Violonista Jorge Cardoso (Argentina/Espanha), tendo como presidente do Júri Juan Falu (Argentina), e como outros jurados violonistas renomados como Gerard Abiton (França), Adalberto Dalessandro, Valerie Du Chateau e Luis Zanazzo.

- Representante do Brasil como artista convidado no Festival Guitarras del Mundo 2012 (considerado o maior festival de violão existente); - 1º lugar na categoria Violão no FENART (Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha) 2009 e 2011.

- Semifinalista e segundo vídeo mais votado no Concurso Internacional de Violão Barrios World Wide do Paraguai em 2009.

- Revisor e transcritor das partituras do songbook “A Alma Atada na Gaita”, que conta com a obra e biografia do músico e compositor Luiz Carlos Borges, livro com a biografia de 50 anos de carreira do artista e 30 obras escritas dentro de seu vasto repertório. - Participou de programas televisivos como o famoso Programa Talentos da TV Câmara, os históricos programas gaúchos Galpão Crioulo.

- Como músico acompanhante teve participações em apresentações de Wilson Paim, Daniel Torres, Luiz Carlos Borges, entre outros.

Serviço:

O Que: Lançamento do CD 7 Laços, de Lucas Araújo. Quando: 08/03, às 20h30min. Onde: Teatro Renascença End.: Av. Erico Veríssimo, 307 - Azenha.

Ingressos: disponíveis no link www.sympla.com.br/lucasaraujo | ou no dia do evento na bilheteria do Teatro.

Informações: (51) 9 8174.2198 e lucasaraujo7@gmail.com

Link do evento: https://goo.gl/1gktwe Link Ingressos: https://goo.gl/e6QL3F

*crédito da foto: Divulgação.


42 visualizações

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br