Recital de piano e oficinas estão na programação cultural do Instituto Ling


Galera PoaCult,

A programação do Instituto Ling está bombando, com diversas atrações!!!

De 03 a 10 de março, a programação cultural do Instituto Ling destaca a música e a dança, em duas oficinas e um recital de piano. Confira a agenda:

No sábado, 03, às 11h, o educador musical Bob Bopsin ministra uma atividade divertida para pais e filhos. Destinada a crianças a partir dos três anos, a oficina de Musicalização apresenta músicas, histórias, teatros, brincadeiras e mágicas com a utilização de instrumentos musicais diversos, como teclado, violão, guitarra e percussão. Os participantes começam por ouvir, observar e experimentar, integrando progressivamente um vocabulário de melodias, ritmos e movimentos. O encontro tem duração de 60 minutos.

Ainda no sábado, no turno da tarde, acontece a oficina gratuita de dança com o grupo Diversos Corpos Dançantes. Destinada a pessoas a partir dos 10 anos, com e sem deficiências físicas, a oficina proporciona vivência em dança por meio de atividades de improvisação e busca romper e desmistificar as barreiras do corpo e do movimento. A partir da integração entre as pessoas, seus corpos, seus movimentos e suas experiências, as aulas se desenvolvem em três focos: atenção sobre o corpo; atenção sobre a relação com o outro; e atenção sobre o espaço e as conexões e dinâmicas que acontecem entre outros corpos e espaços. Com duração de três horas, a oficina começa às 14h.

No dia 10 de março, sábado, às 17h, o pianista alemão Martin Münch realiza o recital Um momento inusitado: Bach encontra Valsas. Considerado pela crítica um dos mais conceituados pianistas da atualidade, Münch vai interpretar obras de Ravel (Valse noble Nr. 4 e La Valse), Bach (Preludio-Invention-Preludio), Strauss (Rosas do sul e Vozes da Primavera), além de composições próprias (Valses sentimentales op.48 e Valse lente do concerto N° 1 op.3).

E a exposição PulsationsPulsações – Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo está em cartaz no Instituto Ling até o dia 31 de março, com entrada franca. A exposição apresenta uma das trajetórias mais originais da arte brasileira: conhecido por seu rigor geométrico-construtivo, Esmeraldo incursionou pela escultura, a gravura, a ilustração e a pintura, tendo sido um dos pioneiros da arte cinética e autor de obras de geometria e luminosidade singulares. A mostra, com curadoria de Ricardo Resende, traz 84 peças – entre gravuras, matrizes, desenhos, estudos, relevos, maquetes, instalações, documentos e fotografias – que fazem parte do arquivo do IAC – Instituto de Arte Contemporânea (São Paulo/SP).

Confira abaixo os detalhes de cada atividade:

Dança – GRATUITO - Oficina de Dança com Diversos Corpos Dançantes Diversos Corpos Dançantes (DCD) propõe a prática e pesquisa da improvisação e composição coreográfica, sobre poéticas da integração entre diversas pessoas, seus corpos, movimento e suas experiências. As aulas de improvisação em dança desenvolvem três focos: a) atenção sobre o corpo; b) atenção sobre a relação com o outro; c) atenção sobre o espaço, sobre as conexões e dinâmicas que acontecem entre corpo-outro-espaço. O trabalho a partir desses três focos permite que os participantes potencializem individualmente a sua percepção corporal, que observam e compreendam as relações de tempo e espaço envolvidas, bem como relações interpessoais para a improvisação em dança, apropriando-se criativamente do seu desenvolvimento pessoal e em grupo. Participam pessoas com diferentes deficiências, assim como pessoas sem deficiência.

Diversos Corpos Dançantes surgiu em abril de 2014 como um projeto de extensão do Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID – UFRGS), criado e coordenado pela professora Carla Vendramin. O grupo tem a participação dos bailarinos e professores Ana Brondani, Bianca Bueno, Daniel Elizeu Fagundes e Laura Bernardes. Saiba mais sobre o projeto no site.

SERVIÇO

Oficina de Dança com Diversos Corpos Dançantes Dia 03 de março, sábado, a partir das 14h

Classificação Etária: a partir dos 10 anos

Duração: 03 horas

Entrada Franca, com inscrições prévias no site http://www.institutoling.org.br/index.php/programac-o-cultural/oficina-de-danca-diversos-corpos-dancantes-03-03-2018-14h.html

Informações: (51) 3533-5700

Endereço: Rua João Caetano, 440 – Porto Alegre/RS

Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Assessoria de imprensa do DCD: Laura Bernardes - diversosdancantes@gmail.com e contato.laurabe@gmail.com

INFANTIL - Musicalização para crianças

Aulas apresentadas como espetáculos de música. O professor Bob Bopsin interage com as crianças e seus pais, utilizando-se de instrumentos, como teclado, violão, guitarra e percussão, para mesclar músicas, histórias, teatro, brincadeiras e mágicas. As atividades começam por ouvir, observar e experenciar, integrando progressivamente um vocabulário de melodias, ritmos e movimentos. Com uma história musicada e imagens no projetor, o professor ensinará as músicas, fazendo com que todos participem de forma aleatória, ganhando cada vez mais precisão até chegar à assimilação do vocabulário musical. Uma atividade para pais e filhos.

Anderson P. Bopsin, mais conhecido por Bob Bopsin, é Educador Musical. Atua em doze escolas de Porto Alegre e na faculdade de Licenciatura em Música do IPA. Cursou Relações Públicas na PUCRS e possui especialização em Teatro, Contação de Histórias, Fantoches, Canto Coral, Mágicas, Psicologia Infantil e Literatura infantil.

Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal.

SERVIÇO:

Musicalização para Crianças, com Bob Bopsin Dia 03 de março, sábado, às 11h

Classificação Etária: a partir dos 03 anos

Duração: 60 minutos

20 vagas

Valor do Ingresso: R$ 30,00 (O ingresso destina-se apenas para crianças. Acompanhantes adultos não pagam).

http://www.institutoling.org.br/index.php/programac-o-cultural/musicalizac-o-para-criancas-03-03-2018-11h.html

Informações: (51) 3533-5700

Endereço: Rua João Caetano, 440 – Porto Alegre/RS

Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

MÚSICA – Martin Münch – Um momento inusitado: Bach encontra Valsas

No dia 10 de março, sábado, às 17h, o pianista alemão Martin Münch realiza o recital Um momento inusitado: Bach encontra Valsas. Considerado pela crítica um dos mais conceituados pianistas da atualidade, Münch vai interpretar obras de Ravel (Valse noble Nr. 4 e La Valse), Bach (Preludio-Invention-Preludio), Strauss (Rosas do sul e Vozes da Primavera), além de composições próprias (Valses sentimentales op.48 e Valse lente do concerto N° 1 op.3). Nascido em Frankfurt, Münch estudou Música e Filosofia e, posteriormente, Composição. Como solista realizou concertos em trinta países e registrou gravações para rádio e televisão. Sua obra musical inclui quase 60 peças, desde música para piano e música de câmara a composições para orquestra. Por sua abertura "Fogos de Artifício" obteve o 1° prêmio no concurso Pyromusikale, em Berlin (2009). Seu CD "Katharsis" (1996) recebeu uma acolhida entusiasmada por parte da crítica (Frankfurter Rundschau, Die Zeit, NMZ). É também diretor artístico de vários festivais de piano em Heidelberg, Florença e outras cidades.

A programação musical é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Lei de Incentivo à Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Fitesa e da Crown Embalagens e curadoria e produção da Branco Produções.

Serviço: Martin Münch (piano) – recital Um momento inusitado: Bach encontra Valsas

Dia 10 de março (sábado), às 17h

http://www.institutoling.org.br/programac-o-cultural/martin-munch-i-10-03-2018-17h.html

Classificação Etária: Livre

Ingressos: R$ 40 (50% desconto para estudantes e +60)

Pontos de venda

Online: https://www.institutoling.org.br/programac-o-cultural/jamie-saft-trio-21-11-2017-20h.html

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

EXPOSIÇÃO – GRATUITO - PulsationsPulsações

Até o dia 31 de março de 2018, o Instituto Ling apresenta PulsationsPulsações – Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo, exposição do artista cearense falecido em fevereiro deste ano, pouco antes de completar 88 anos. A exposição mostra uma das trajetórias mais originais da arte brasileira: conhecido por seu rigor geométrico-construtivo, Esmeraldo incursionou pela escultura, a gravura, a ilustração e a pintura, tendo sido um dos pioneiros da arte cinética e autor de obras de geometria e luminosidade singulares. A mostra, com curadoria de Ricardo Resende, traz 84 peças – entre gravuras, matrizes, desenhos, estudos, relevos, maquetes, instalações, documentos e fotografias – que fazem parte do arquivo do IAC – Instituto de Arte Contemporânea (São Paulo/SP).

PulsationsPulsações joga luz sobre o rico processo criativo do artista em seus primeiros anos na França, uma fase de aprendizado, de iniciação nas técnicas da gravura em metal e litografia. Contempla os desenhos e as gravuras em metal que compõem esse período europeu, sob a influência do abstracionismo lírico que vigorava na capital francesa naquele momento, que seria uma resposta à Action Painting nova-iorquina. É acompanhada, ainda, de uma seleção de esculturas e de duas pinturas posteriores a essa fase, quando explorou a topologia das coisas e formas.

A exposição é organizada pelo Instituto Ling e o IAC – Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo, com patrocínio da Crown Embalagens e realização do Ministério da Cultura / Governo Federal.

SERVIÇO:

Exposição PulsationsPulsações – Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo

Artista: Sérvulo Esmeraldo

Curadoria: Ricardo Resende

Local: Galeria do Instituto Ling

Período de visitação: até 31 de março de 2018

Horário: de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h (exceto nos dias 23 e 30 de dezembro de 2017)

Entrada Franca

Agendamento grupos e escolas: solicitações pelo email educativo@institutoling.org.br ou pelo fone (51) 3533-5700

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

http://www.institutoling.org.br/index.php/exposicoes.html

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.

O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.

A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

www.institutoling.org.br

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br


25 visualizações

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br