Exposições na Fundação Iberê Camargo


Amigos PoaCult,

Segue em cartaz, até o dia 14/01, a mostra “Sombras no Sol”, que traz 41 peças do acervo – entre pinturas, desenhos, gravuras e documentos – de Iberê Camargo que retratam sua visão sobre a “Cidade Maravilhosa”, onde morou por 40 anos, apontando para uma paisagem muitas vezes vazia e melancólica, nublada – distante do sol e das cores tropicais. Com curadoria de Eduardo Haesbaert e Gustavo Possamai, a mostra exibe, ainda, um conjunto de documentos que registram a censura a uma de suas obras durante o V Salão Nacional de Arte Moderna, em 1956, no Rio de Janeiro. "Importante trazer à visibilidade e ao debate público o registro de momentos sombrios que apresentam tanta relação com os dias atuais, uma vez que Iberê os vivenciou com resistência, em defesa da arte, do diálogo e do respeito, aspectos tão fundamentais à liberdade de expressão", dizem os curadores.

Já a exposição “Vivemos na melhor cidade da América do Sul”, apresenta pinturas, esculturas, fotografias, instalações, vídeos e performances de 28 artistas brasileiros referenciais, como Alair Gomes, Beto Shwafaty, Carlos Vergara, Guga Ferraz, Hélio Oiticica, Iberê Camargo, Maria Sabato, Mario Testino e Rosângela Rennó, entre outros. A mostra, com curadoria de Bernardo José de Souza e Victor Gorgulho, a mostra parte da canção Baby, de Caetano Veloso, para investigar noções contraditórias de tropicalidade, identidade nacional, corpo e violência, e analisa a paisagem estética e política do Rio de Janeiro para lançar uma mirada crítica sobre o Brasil.

A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Banco Agiplan, Gerdau, CPFL Energia, Grupo GPS, Banrisul, Banco Votorantim, DLL Group e BTG Pactual, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal.

A exposição Vivemos Na Melhor Cidade da América do Sul tem o patrocínio de Farm Rio e Baldo S/A.

Serviço:

O Que: Exposição Sombras no Sol

Artista: Iberê Camargo

Curadoria: Eduardo Haesbaert e Gustavo Possamai

Local: 4º andar

Período de exibição: até 14 de janeiro de 2018

Visitação: sábados e domingos, das 15h às 20h

O Que: Exposição Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul

Artistas: Adriano Costa, Alair Gomes, Anna Franceschini, Beto Shwafaty, Carlos Vergara, Caroline Valansi, Débora Bolsoni, Dominique Gonzalez-Foerster, Guga Ferraz, Guerreiro Do Divino Amor, Hélio Oiticica, Iberê Camargo, Joe Williamson, Maria Sabato, Mario Testino, Manoela Medeiros, Marcos Chaves, Miúda, Pedro Flutt, Pedro Victor Brandão, Pedro Rocha, OPAVIVARÁ!, Raymundo Amado, Rodrigo Matheus, Romain Dumesnil, Rosângela Rennó e Vivian Caccuri.

Curadoria: Bernardo de Souza e Victor Gorgulho

Local: átrio, 2º e 3º andares

Período de exibição: até 04 de fevereiro de 2018

Visitação: sábados e domingos, das 15h às 20h

Onde: Fundação Iberê Camargo.

End.: Avenida Padre Cacique, 2000.

Quanto: Entrada gratuita.

*crédito das fotos:

. Exposição Sombras no Sol: Fabio Del Re_Viva Foto.

. Exposição Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul: Nilton Santolin.


26 visualizações

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br