Instituto Ling destaca a música instrumental regional no mês de Janeiro


Salve amigos PoaCult!

Bem-Vindos à 2018!!!

O Instituto Ling começa o ano apresentando dois grandes espetáculos que mostram a excelente qualidade da música instrumental produzida no RS.

No dia 11/01, acontece um encontro que traz dois dos mais respeitados nomes da música instrumental: Daniel Sá & Frank Solari.

Já no dia 25/01, é a vez de Paulinho Fagundes ̶ violonista revelação da música instrumental contemporânea ̶ apresentar seu mais recente trabalho, o álbum Janeiro, acompanhado de três excepcionais instrumentistas: Bebê Kramer (acordeom), Ronaldo Saggiorato (baixo) e Endrigo Bettega (bateria).

O inusitado encontro entre o violão clássico de Daniel Sá e a guitarra distorcida de Frank Solari apresenta uma sonoridade única e uma mistura muito bem equilibrada, onde o resultado final do duo é maior que a simples soma desses talentosos músicos. Apesar de serem considerados exímios instrumentistas ̶ cada um no seu estilo ̶, o destaque desse projeto não está somente nos valores individuais de Daniel Sá e Frank Solari, mas no resultado sonoro que o duo consegue atingir ao juntar forças. O violão de Daniel invade um território que antes era mais próprio da guitarra elétrica, assim como a guitarra de Frank pode ser escutada tocando choros, chamamés e milongas.

Considerado um dos grandes nomes do violão brasileiro, Daniel Sá é conhecido por sua longa parceria com Renato Borghetti, com quem já percorreu o mundo. Atuando intensamente como músico, produtor e educador musical, Daniel possui um estilo muito pessoal que une virtuosismo com a liberdade de improvisação. Com mais de vinte anos de carreira, Frank Solari é um dos maiores virtuoses da guitarra brasileira. Instrumentista, compositor, intérprete, produtor e arranjador, Frank lançou três discos, dois vídeos-aula e participou de inúmeras gravações e projetos como convidado especial.

Revelação da música instrumental brasileira, Paulinho Fagundes lança agora seu muito elogiado disco Janeiro. São sete faixas de um diálogo livre entre artistas que trazem em suas origens o sul do Brasil, mas com uma longa trajetória nos mais diversos cenários musicais do mundo. O violonista vem de uma família tradicional de músicos e compositores gaúchos: os Fagundes, com nomes como Nico, Bagre, Neto e Ernesto Fagundes. Atua também como arranjador e diretor musical, e produziu três CD"s: Ernesto Fagundes, Guevara Vivo e A hora do mate, projetos que repercutiram em shows em Havana, Hong Kong e nos Açores. Participou de projetos nacionais e internacionais em parceria com músicos como Alegre Corrêa, Guinha Ramires, Geraldo Flach, Totonho Villeroy, Bebeto Alves, entre tantos outros. Seu primeiro disco solo, Pedra Moura, lançado em 2010, é aclamado pela crítica. Paulinho já conquistou cinco prêmios Açoriano.

A programação musical é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Lei de Incentivo à Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e curadoria e produção da Branco Produções.

Serviço:

O Que: Daniel Sá & Frank Solari

Quando: 11/01, às 20h

O Que: Paulinho Fagundes

Quando: 25/01, às 20h

Classificação Etária: Livre.

Quanto: R$ 40,00 (50% desconto para estudantes e +60).

Pontos de venda

Online: https://www.institutoling.org.br/programac-o-cultural/jamie-saft-trio-21-11-2017-20h.html

Presencial: Instituto Ling, de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Onde: Instituto Ling

Endereço: Rua João Caetano, 440 - Bairro Três Figueiras.

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.

O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.

A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da "holding company" Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

*créditos das fotos: Frank Solari e Daniel Sá, por Gabriel Sá.

Paulinho Fagundes, por Eduardo Rocha.


20 visualizações

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br