Orquestra Jovem IPDAE realiza série de concertos gratuitos


Salve galera PoaCult,

A Orquestra Jovem IPDAE - Instituto Popular de Arte-Educação promoverá uma série de sete concertos gratuitos em Porto Alegre, Viamão e Arvorezinha. Vencedora do Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras Jovens em 2015, a Orquestra, que conta coordenação artística e regência do professor e flautista Ademir Schmidt, IPDAE é formada por 18 integrantes da Escola de Música do Instituto Popular de Arte-Educação-IPDAE, oriundos das classes de violino, viola, violoncelo, flauta transversal, contrabaixo, piano e fagote.

“A Orquestra Jovem IPDAE apresenta uma estética sonora peculiar, pois o timbre das flautas transversais, do fagote e das cordas criam um ambiente sonoro agradável; doce e ao mesmo tempo demonstra uma personalidade forte e surpreendente aos ouvidos de quem a escuta”, revela Schmidt.

No programa, obras de grandes compositores como L. V. Beethoven, Gioacchino Rossini, Johannes Brahms, W. A. Mozart, J. Pachelbel, Gabriel Fauré e Scott Joplin, que faz um passeio pela música erudita e popular. A interpretação das obras proporciona à Orquestra apresentar vários estilos musicais: Barroco, Clássico, Romântico e a Música Popular Brasileira e Folclórica.

Localizado na cidade de Porto Alegre, na Lomba do Pinheiro, o IPDAE foi fundado em 1998 como uma associação sem fins lucrativos e que reúne a Biblioteca Leverdógil de Freitas, a Escola de Música com diferentes grupos artísticos (Orquestra Jovem, Orquestra de Flautas Transversas, Lux Sonora, Quarteto de Cordas e as Crianças Cantoras do IPDAE), o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e o Memorial da Família Remião.

As apresentações, gratuitas, ocorrem na Igreja São José (26/11), Cerâmica Fachinetto em Arvorezinha (02/12), Santuário Mãe de Deus (03/12), Nova Acrópole (07/12), Comunidade Novo Horizonte em Viamão (09/12), Biblioteca Pública (10/12), encerrando na Igreja Nossa Senhora do Belém Novo, no dia 15 de dezembro.

Programa

Pomp and Circunstance - Edward Elgar (1857 – 1934)

Greensleeves – Anônimo -Tema e Variações I,II,III e IV

Medley Ode To Joy e Russian Folk Song - L.V.Beethoven (1770 – 1827)

Tema da 5º Sinfonia - L. V. Beethoven (1770 – 1827)

Pequena Música Noturna - W. A. Mozart (1756–1791) Arr.Ademir Schmidt

João e Maria - Chico Buarque/Sivuca (1944-/1930-2006)

Pot- Pourri - Folclore Brasileiro

Negrinho do Pastoreio - Barbosa Lessa (1929 – 2002)

Meet The Flintstones- Hanna Barbera

The Entertainer - Scott Joplin (1868 – 1917)

Ose Shalom – Folclore Israelita/Arr.Ademir Schmidt

Amazing Grace – Tradional/Arr.Nicholas Wyne

Nessum Dorma – Giacomo Puccini (1858 – 1924)

Over the Rainbow - E.Y.Harburg (1896 – 1981)

Russian Horses - Joachim Johow (1952-)

Pavane - Gabriel Fauré (1845 – 1924)

Dança Húngara Nº 5 - Johannes Brahms (1833 – 1897)

William Tell Overture - Gioacchino Rossini (1792 – 1868)

Regente: Ademir Schmidt

Orquestra Jovem IPDAE

Direção Executiva: Fátima Jardim Flores

Regente Titular e Coordenador Artístico: Ademir Schmidt

Violino I - Jéssica Laguna Garighan, Luís do Amaral Guerin, Yasmim Cabral Moreira

Violino II- David Trevisan, Eliza do Amaral Lopes, Kamily Oliveira Amaral

Viola – Gabriella Macedo Longaray, Guilherme Weiss da Rosa, Giovana de Menezes Sailer, Eduarda da Silva Viana

Contrabaixo – Dener Madruga Pinheiro

Violoncelo - Brenda Daniely Silva de Souza, Lucas de Souza Pinto

Flauta transversal – Bruno dos Santos, José Vitor Rodrigues Bulso, Sthevan dos Santos Nunes

Piano – Giovanna Resin Pereira

Fagote - Elizander Dutra da Cunha

Regente - Ademir Schmidt

Natural de Novo Hamburgo, iniciou seus estudos com o saudoso músico e professor Davi Rosa. Cursou a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre-OSPA, é Bacharel em Flauta Transversal pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do RS- UFRGS. Participou de diversos seminários de música com destaque para o II Festival Internacional de Flautistas, onde fez aulas com professores de renome Internacional: Alain Marrion, Michael Faust, Michael Titt, Angelita Floyd e Sato Moughalian.

Integrou o elenco de professores da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE. Atuou como flautista em várias Orquestras, entre elas destaca sua participação na Camerata Bruno Kiefer,na OSPA, Orquestra Sinfônica do SESC, Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo-OSNH e Orquestra de Sopros EINTRACHT.

Atualmente é professor da classe de Flauta Transversal do Colégio Sinodal, no Instituto de Educação Ivoti (Ascarte) e no Instituto Popular de Arte e Educação-IPDAE. É regente da Orquestra de Sopros de Ivoti, Orquestra de Sopros Eintracht, Orquestra Jovem IPDAE e Orquestra de Flautas Transversas IPDAE.

Escola de Música IPDAE

A Escola de Música IPDAE tem um programa de educação continuada de oito anos de duração, objetiva promover a educação musical de crianças, adolescentes e jovens e busca contribuir no processo de inclusão sociocultural da comunidade.

Fundada em outubro de 2006, atualmente atende 250 alunos,oferecendo os cursos de flauta doce, flauta transversal, violino, viola, violoncelo, piano, contrabaixo, canto coral e teoria musical, e conta com um elenco de professores com formação específica no instrumento.

Instituto Popular de Arte-Educação- IPDAE

Localizado na cidade dePorto Alegre, no Bairro Lomba do Pinheiro, foi fundado em 1998, é uma associação sem fins lucrativos e reúne a Biblioteca Leverdógil de Freitas, a Escola de Música com diferentes grupos artísticos (Orquestra Jovem, Orquestra de Flautas Transversas, Lux Sonora, Quarteto de Cordas e as Crianças Cantoras do IPDAE), o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e o Memorial da Família Remião.

Av. João de Oliveira Remião, 7193 Parada 18 | Bairro Lomba doPinheiro | Porto Alegre | RS | Brasil | Telefone/fax +55 (51) 3336.3713

www.ipdae.com.br facebook: @ipdaeinstituto

Serviço:

O Que:Concertos Orquestra Jovem IPDAE

Calendário das apresentações:

Dia 26/11, 16h30 - Igreja São José – Av. Alberto Bins, 467 - Centro Histórico – Porto Alegre

Dia 02/12, 20h30 - Cerâmica Fachinetto (evento para os funcionários) - Rua Felix Fachinetto, 665 – Arvorezinha.

Dia 03/12, 16h – Santuário Mãe de Deus - Rua Santuário, 400 – Morro do Santuário, Bairro Belém Velho, Porto Alegre

Dia 07/12, 19h – Espaço Cultural Nova Acrópole - Praça Mal. Deodoro, 148 (Praça da Matriz), Porto Alegre

Dia 09/12, 16h – Comunidade Novo Horizonte - Unidade de Conservação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - Rua Zeferino Zaha, Parada 93A, Bairro Morro Grande, Viamão

Dia 10/12, 18h - Biblioteca Pública - Rua Riachuelo, 1190 - Centro Histórico, Porto Alegre

Dia 15/12, 20h - Igreja Nossa Senhora do Belém Novo - Av. Heitor Vieira, 494- Belém Novo, Porto Alegre.

Quanto: Entrada Gratuita.

*crédito da foto: Claudio Etges.


31 visualizações

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br