Os 30 anos da Nova Acrópole em Porto Alegre


Amigos PoaCult,

Em 2017, a Nova Acrópole, organização internacional de caráter filosófico, cultural e social, sem fins lucrativos, completa 60 anos de atuação no mundo e 30 anos em Porto Alegre, sede pioneira no Rio Grande do Sul. Totalmente mantida por voluntários, a instituição trabalha sob a orientação de três pilares – Filosofia, Cultura e Voluntariado – e é pontuada pela independência de interesses políticos, religiosos ou financeiros. Comprometida com uma educação completa e humanista, oferece cursos diversos com aulas todas as noites, atividades culturais e artísticas, ações sociais e ambientais, em um espaço singular de ação, reflexão e convivência. Instalada no Solar Palmeiro, em frente à Praça da Matriz, a Nova Acrópole comemora no dia 14 de novembro as três décadas de atividades na capital gaúcha com uma programação especial. O evento começa no Theatro São Pedro às 19h30, com solenidade de abertura e apresentações artísticas. Às 21h, o público será conduzido até a sede da organização por três músicos e recebido pelo Coral da Nova Acrópole e pelo Coral do Vida Urgente, cantando em parceria na sacada do prédio. Na porta de entrada, será descerrada a placa dos 30 anos. Em seguida, todos entram para o coquetel e para apreciar a exposição e as intervenções – vivências artístico-filosóficas – espalhadas pela casa e inspiradas em personagens gregos. O movimento, fundado em 1957, tem forte presença em mais de 60 países, com mais de 400 sedes, sempre cultivando o conhecimento individual e coletivo e a qualidade de vida a partir de uma visão universal voltada para a transformação. Além de Porto Alegre, a Nova Acrópole está presente em mais seis cidades no Estado: Caxias do Sul, Gravataí, São Leopoldo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Alegrete. Os associados voluntários participam ativamente de todas as atividades educacionais e culturais, que priorizam a ética, a filosofia à maneira clássica, a sociopolítica, filosofia da história, arte, cultura e voluntariado. As aulas, expositivas e práticas, estimulam, ao mesmo tempo, a reflexão e o uso do conhecimento no dia a dia para a construção de uma vida melhor. Na raiz de tudo, está a formação humana. Nada existe de permanente a não ser a mudança - Heráclito Programação Theatro São Pedro, às 19h30min:

- Cerimônia de abertura. - Apresentações de artistas convidados, intercaladas com vídeos que contam a história da instituição.

*Jezer Silva, trompetista da Orquestra Sinfônica da UCS. *Coral Madrigal Presto. *Aretha Lima, cantora de MPB e ex-participante do The Voice Brasil, acompanhada pela Camerata Euterpe na música "Filosofia", de Sander Fróis, guitarrista do Chimarruts. *Camerata Jovem de Porto Alegre, da Escola de Música Tio Zequinha, tocando clássicos da música, como "Cantata 147", de J.S. Bach, Trenzinho Caipira", de H. Villa Lobos, e "Libertango", de Astor Piazzolla.

21h

Público será conduzindo do Theatro São Pedro até o Solar Palmeiro por três músicos e será recebido na sede pelo Coral da Nova Acrópole e pelo Coral do Vida Urgente, que, em parceria, vão cantar na sacada do Solar.

Programação Solar Palmeiro, às 21h15min:

Porta de entrada do Solar Palmeiro – descerramento da placa de 30 anos.

21h20

Abertura das portas da casa.

21h30 às 23h

Coquetel preparado e servido pelos voluntários, exposição e vivências artístico-filosóficas.

- No Lounge Da Vinci a exposição Filosofia: para quê? – A importância e a contribuição da Filosofia para a sociedade e o conhecimento humano em uma série de painéis sobre a história da Nova Acrópole no Brasil e no mundo, além de painéis ilustrados que convidam para momentos de reflexão e inspiração. Fica em cartaz de 16 a 18 de novembro. É possível combinar visitas guiadas.

- Nas Salas Temáticas, diálogos, arte, jogos, sensorialidade e geração de assuntos filosóficos, com o objetivo de provocar a interação com o público.

Salão Sócrates – Diálogos conduzidos por “Sócrates” no meio das pessoas, como em “praça pública”, de 15 em 15 minutos, aproximadamente. Cadeiras em círculo, como uma Ágora. Personagens: Sócrates, Polemarco, Glauco.

Sala Platão – Caixa com o espelho. Descubra o herói que está dentro da caixa. Intervenção acontece em algum momento e circula para fazer intervenção com pessoas em outros ambientes.

Sala Plotino – Óculos de realidade virtual para visita à Grécia, Roma, Egito Antigo.

Sala Hipátia – Jogos matemáticos/científicos: Tórus, Torre de Hanói, Aplicativo Estelarium (para observação do universo). Na televisão estará passando um vídeo sobre as fractais na natureza, link: https://www.youtube.com/watch?v=qP_rkdQitPw

Bibilioteca – Declamação de poesias. De 20 em 20 minutos aproximadamente.

Lounge Renascença – Roda das Virtudes. Participantes recebem um pequeno pergaminho com o significado da virtude que tirou na roda.

Leonardo Da Vinci – Personagem interage com as pessoas e convida para as atividades.


0 visualização

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br