Jornalista francês Grégoire Deniau apresenta documentário sobre imigrantes clandestinos na capital


Amigos PoaCult,

Na próxima quinta-feira, o jornalista francês Grégoire Deniau, correspondente de guerra e vencedor do Prêmio Albert Londres, participa da 2ª edição do Débats d’idées.

O evento acontece na Cinemateca Capitólio Petrobras. Promovido pela Aliança Francesa de Porto Alegre, o Débat d’idées consiste em encontros com pensadores, jornalistas e intelectuais para debater questões como fronteira, geopolítica, imigração e meio ambiente, entre outros temas contemporâneos.

Nesta segunda edição, Grégoire Deniau apresenta seu documentário Traversée Clandestine, que mostra as condições de vida de africanos que tentam chegar clandestinamente à Europa em barcos improvisados. A sessão é seguida de um debate com mediação do diretor da Audiplo, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS (2015-2020) e professor da ESPM-Sul, Fabiano Mielniczuk. O evento terá tradução consecutiva.

Repórter independente e vencedor do Prêmio Albert-Londres em 2005 por esse documentário, Grégoire Deniau é também autor, junto com Cyril Payen, de uma reportagem feita em 2005 sobre o povo Hmong, vítima de um genocído no Laos.

Essa é a segunda edição do evento Débats d’idées, realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre e pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Timac Agro e apoio da Cinemateca Capitólio Petrobras.

Traversée Clandestine

Dirigido por Grégoire Deniau e Guillaume Martin, Traversée Clandestine é vencedor do Prêmio Albert Londres 2005. O documentário mostra africanos que tentam, de alguma forma, atravessar o oceano em barcos improvisados para chegar às Ilhas Canárias, na Espanha. A imagem nas capas dos jornais espanhóis de um africano encharcado e exausto nas areias de uma praia, cercado por turistas nórdicos tentando se bronzear, sem prestar atenção a este homem em agonia, foi o estopim para a realização dessa reportagem especial.

Imperdível!

O Que: Débat d'idées 2ª edição, com o jornalista francês Grégoire Deniau. Quando: 17/08, às 20h. Onde: Cinemateca Capitólio Petrobras End.: Demétrio Ribeiro, 1085. Quanto: Entrada Gratuita.


0 visualização

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br