FVCB lança publicações na Fundação Iberê Camargo


Salve amigos PoaCult,

A Fundação Vera Chaves Barcellos lança no auditório da Fundação Iberê Camargo, a publicação Claudio Goulart | some pieces of myself, projeto contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural.

Com o projeto Revelando Acervos, o Acervo da FVCB recebeu a doação da quase totalidade das obras de Claudio Goulart da Fundação Art Zone (Amsterdã), instituição legatária da obra do artista. O lançamento do catálogo será acompanhado de uma apresentação comentada pela artista Vera Chaves Barcellos e de Fernanda Soares da Rosa, pesquisadora da obra do artista, mestranda em Teoria, História e Crítica de Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Claudio Goulart | some pieces of myself cataloga a produção do artista brasileiro/ holandês (Porto Alegre, 1954 – Amsterdã – 2005), cuja vasta produção conceitual abrange diferentes suportes e linguagens como: arte postal, livro de artista, fotografia, videoarte, instalações e registros de performances. Apesar da multiplicidade de tendências na trajetória do artista, questões relativas à identidade e um viés acentuadamente político se notabilizam.

O artista viveu e produziu sua obra em Amsterdã a partir de meados da década de 1970 até sua morte e fez parte de diversos projetos internacionais expondo em países como Holanda, Portugal, Espanha, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Cuba, México, Japão, entre outros. Amplamente ilustrada, a publicação bilíngue (português | inglês) conta com texto de apresentação da artista Vera Chaves Barcellos e uma concisa contextualização histórica da Profª Drª Ana Albani de Carvalho, além de entrevista com o artista Flavio Pons, da Fundação Art Zone, parceiro de ações de Goulart e uma forte influência sobre sua obra em sua fase inicial.

O material é acompanhado por um DVD com farta documentação visual do universo estético de Claudio Goulart. A publicação terá distribuição gratuita. Posteriormente, está previsto o lançamento da publicação no Itaú Cultural, em São Paulo.

Imperdível!

O Que: Lançamento de Claudio Goulart | some pieces of myself + Claudio Goulart no acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos, comunicação de Vera Chaves Barcellos e Fernanda Soares da Rosa.

Quando: 19/08, às 17h.

Onde: Auditório BTG Pactual | Fundação Iberê Camargo

End.: Av. Padre Cacique, 2000

Quanto: Entrada Gratuita.

Informações: www.fvcb.com

www.facebook.com/fvcbarcellos

Sobre as palestrantes

Fernanda Soares da Rosa Mestranda em Artes Visuais, com área de concentração em História, Teoria e Crítica de Arte, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Historiadora e Professora de História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente pesquisa questões de memória e arquivo na produção do artista Claudio Goulart.

Vera Chaves Barcellos

Vera Chaves Barcellos nasceu em Porto Alegre, RS, Brasil, 1938. Nos anos 1960 dedicou-se à gravura depois de estudos na Inglaterra e Holanda. Em 1975, aprofundou seu conhecimento em técnicas gráficas e fotografia, com bolsa do British Council, no Croydon College, em Londres. Em 1976, fez parte da representação do Brasil na Bienal de Veneza com o trabalho Testarte. Desde os anos 1970, tem atuado na animação cultural em Porto Alegre figurando entre os fundadores do Nervo Óptico (1976-1978), do Espaço N.O. (1979-1982) e também da galeria Obra Aberta (1999-2002). Desde a década de oitenta, realiza instalações multimídia, empregando além da fotografia, outros meios. Em 2004, instituiu a Fundação dedicada à arte contemporânea que leva seu nome e a qual preside desde então. Vive e trabalha em Viamão, RS, Brasil, mantendo também seu estúdio em Barcelona, Espanha, desde 1986.

Finais de Semana na Iberê

O evento tem entrada franca e integra a programação Finais de Semana na Iberê – série de atividades gratuitas que buscam estabelecer diálogo com diferentes manifestações culturais e campos do conhecimento, como a música, o cinema, a performance, a literatura, a filosofia, a antropologia, a psicanálise, entre outras disciplinas.

Revelando Acervos | Rumos Itaú Cultural

Em 2015, a FVCB recebeu parte significativa do acervo de obras do artista da Fundação Art Zone, através de recursos do projeto Revelando Acervos, viabilizado através de recursos do programa Rumos Itaú Cultural. Com a publicação, a FVCB assinala mais uma vez seu compromisso com a contribuição à pesquisa no campo das artes visuais, colaborando para o reconhecimento da produção de Claudio Goulart dentro do contexto da arte brasileira contemporânea

.*crédito da foto: Acervo + Centro de Documentação e Pesquisa da FVCB / divulgação.


40 visualizações

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br