Museu Joaquim José Felizardo

Museu de Porto Alegre

O Museu Joaquim José Felizardo, Museu Histórico da cidade de Porto Alegre, tem como sede o Solar Lopo Gonçalves, construído entre 1845 e 1855, na antiga Rua da Margem (atual João Alfredo), com arquitetura de influência luso-brasileira, para ser “residência da chácara”, lugar de descanso da família do comerciante português Lopo Gonçalves, nos fins de semana e feriados.

Lopo Gonçalves exerceu por duas vezes a atividade política de vereador, foi provedor da Santa Casa de Misericórdia, fundador, com demais comerciantes, da Associação Comercial de Porto Alegre, e fundador e Presidente do Banco da Província.

 

Em meados do século XX, o Solar Lopo Gonçalves passou a ser conhecido como Casa da Magnólia, devido à presença de um magnífico exemplar dessa árvore no jardim em frente ao Solar.

 

Em 21 de dezembro de 1979, o prédio do Solar Lopo Gonçalves foi tombado no livro do Tombo Histórico Municipal de Porto Alegre. Como disse um de seus primeiros diretores: “o próprio prédio é parte do acervo do museu”.

No Museu de Porto Alegre, o visitante entra em contato com documentos históricos importantes da cidade, além de um belo acervo fotográfico, peças de indumentária, instrumentos musicais, mobiliário e outros objetos que pertenceram aos cidadãos porto-alegrenses.

 

Que tal se aventurar pela história da capital?

 

End.: Rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 17h30.

Informações: (51) 3228-2788

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br