Mercado Público

Um dos pontos mais bacanas da capital foi inaugurado em 1869, ainda no Período Imperial, tendo acompanhado a abolição da escravatura (1888) e a chegada da República (1889).


Dá para imaginar que lá no início, o Mercado abrigou hotéis, estabelecimentos de prestação de serviços e uma praça arborizada que ficava no pátio central?

 

Pois é… E depois de passar por incêndios, enchentes (uma delas, a de 1941, quando as águas do Guaíba atingiram mais de 4 metros de altura!), o Mercado foi todo revitalizado, ganhou nova cobertura, as salas comerciais foram ampliadas, reformadas e o espaço se consolidou como um verdadeiro ponto de encontro dos porto-alegrenses e turistas que visitam a nossa capital.


Localizado no Largo Glênio Peres – espaço também conhecido como Praça XV de Novembro  e um dos principais palcos de eventos culturais e políticos da cidade – hoje o Mercado conta com mais de 100 lojas, entre bares, sorveteria, cafés e restaurantes tradicionais, cuja história se funde com a própria história do Mercado.


Aqui todos encontram produtos diretamente dos produtores: carnes, peixes, frutas, verduras, uma variada seleção de cores e sabores, sem falar nos diversos tipos de erva-mate, matéria-prima da bebida típica dos gaúchos: o chimarrão!

No entorno do Mercado Público encontram-se alguns dos principais pontos turísticos de Porto Alegre, como por exemplo:  Paço Municipal, Chalé da Praça XV, Museus e  Centros Culturais…
Portanto, ao visitar a capital ou mesmo se estiver de passagem pelo centro, não deixe de passar pelo  Mercado, caminhar pelos seus corredores, sentir os aromas, degustar os sabores…


Ah, de quebra, não deixe de pesquisar sobre  tradição do Bará do Mercado… Uma tradição que se constitui, desde o século XIX através de rituais e práticas religiosas praticadas no centro do Mercado, onde se acredita estar “assentado” o orixá Bará, uma referência importante para os adeptos das religiões afro-brasileiras da cidade.


Visite o Mercado e leve as melhores lembranças da capital!!

Informações:

Mercado Público Municipal

Largo Glênio Peres s/nº - Centro Histórico

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30.  Sábado das 7h30min às 18h30min.
Fechado aos domingos e feriados.

Os restaurantes, exceto aos sábados, continuam funcionando após estes horários.

© Site orgulhosamente criado pela equipe PoaCult para você.

Faça contato conosco, envie e-mail para poacult@poacult.com.br